segunda-feira, 12 de março de 2012

Mensagem: Jesus nos chama bem-vindos!


Texto: Lc 13.31-35
Tema: Jesus nos chama bem-vindos!

Seja bem-vindo! Esta é a costumeira saudação que nós ouvimos quando chegamos em algum lugar onde as pessoas que ali residem querem que nos sintamos bem recebidos, tenhamos conforto, segurança e paz. Quem aqui não gosta de sentir que é bem-vindo em algum lugar?  A maioria de nós tem a necessidade de ser acolhidos, de ter algum lugar onde podemos ter a certeza de que as pessoas que nos cercam querem o nosso bem.

No texto do Evangelho que foi lido a pouco, logo no início do texto vemos que Jesus não era bem-vindo em Jerusalém. Enquanto Jesus caminhava em direção à Jerusalém os fariseus dizem para Ele fugir daquela região porque Herodes queria mata-lo. Jerusalém, que era a capital da nação, devia ter sido líder em dar as boas-vindas aos profetas do Senhor e em demonstrar-lhes honra, porém havia alcançado uma reputação tristemente diferente deste ideal.  Em vez de dar as “boas-vindas”, ela recebia seus profetas a pedradas.

Jerusalém, Jerusalém, a cidade da paz! A cidade, que se dizia da paz, mas que apedrejava e matava os que lhe eram enviados para trazer a paz de Deus. Assim foi com Zacarias, Urias e provavelmente com Isaias. A cidade que matou (mas antes ouviu) os profetas, deveria ouvir também a voz do próprio Filho de Deus. Embora dura, as palavras de Jesus sobre Jerusalém ainda são parte de um chamado ao arrependimento.

Quando Jesus fala “Jerusalém, Jerusalém” ele não está só se referindo a cidade, mas a todo Israel. Esta referência dá-se pela presença de escribas e fariseus e doutores da lei que estavam em volta de Cristo, e provinham da Galiléia, Judéia e também Jerusalém. Jerusalém, na verdade, é uma figura da própria humanidade, que por si só rejeita qualquer iniciativa de Deus em salvar a humanidade. O contraste “Eu quis - vós não quisestes”, mostra por um lado a bondade de Deus, que sempre quer salvar, seus pensamentos são de paz e perdão, e por outro lado a resistência do homem pecador, que por si mesmo não faz outra coisa, senão resistir ao chamado e à graça divina.

Sejam bem-vindos. Esse é o chamado de Jesus ao povo de Jerusalém, povo de Israel, à todos nós. “Quantas vezes quis eu reunir teus filhos como a galinha ajunta os do seu próprio ninho debaixo das asas”. Em Jesus encontramos amparo, proteção, abrigo para todos os momentos. Mesmo que por muitas vezes sejamos filhos rebeldes, Deus sempre nos acolherá. Pode vir uma tempestade, o mal cair sobre nós, o diabo nos tentar e não seremos abalados, pois como diz o salmista Davi: “Somente ele é a rocha que me salva; Ele é o meu protetor, e eu não serei abalado.” (Sl 62.9)

Cristo veio trazer o remédio para o pior câncer que corrói a humanidade e que é motivo de todo o sofrimento e morte, ou seja, o pecado. A sua vinda quer ser o curativo para esta ferida mortífera que afasta a criatura de seu Criador. Jesus nos convida novamente a sermos bem-vindos na casa de seu Pai. Com sua morte e ressurreição ele abre novamente a porta dos céus, e estende o convite a toda humanidade: Sejam bem-vindos todos a morada celestial.

Assim como Jesus, em muitos lugares nós também não somos bem-vindos. Muitas vezes devido a nossa aparência, as nossas vestes, a nossa posição social, ou pela mensagem que nós trazemos. Mas Deus, quando nos chama bem-vindos em seu reino, Ele não olha para nossa aparência, Ele olha para aquele que está dentro de nós, o próprio Cristo. O apóstolo Paulo escreve que “nós fomos aceitos por Deus pela nossa fé nele, temos paz com ele por meio do nosso Senhor Jesus Cristo.” (Rm 5.1)

Cristo continua querendo chamar a todos bem-vindos com a pregação do seu amor e de sua palavra, assim como a galinha ajunta seus pintinhos sob suas asas. Apesar de sermos pecadores, Cristo continua a nos chamar bem-vindos, pelo anúncio de sua palavra, pelos sacramentos, continua oferecendo graciosamente o seu perdão e sua paz, curando assim as nossas enfermidades.

Como é bom sermos chamados bem-vindos, ainda mais pelo Senhor Nosso Deus. Ele está de braços abertos nos esperando todos os momentos. O seu amor salvador, nos acolhe, aquece e nos faz sentir seguros e amparados. Como é bom sabermos que em Cristo somos bem-vindos hoje e sempre. Amém.


Tenham todos uma ótima segunda-feira.
Fiquem com Deus.
MIX.

Nenhum comentário: