domingo, 25 de março de 2012

Estudo: Oração



ORAÇÃO
INTRODUÇÃO:
O que nós entendemos quando se fala em oração? O que é oração para você? Você tem medo de orar? A oração é o falar franco com Deus. Na oração nós agradecemos e pedimos bênçãos.
Se olharmos a palavra oração no dicionário encontraremos o seguinte significado:
oração: É uma Súplica religiosa; reza; discurso; sermão.
Em livros cristãos a respeito da oração podemos encontrar o seguinte significado: Oração é um conversar de coração-a-coração, é um culto em que falamos abertamente com Deus, lhe apresentando os nossos agradecimentos, louvores e pedidos.
A oração é sem dúvida, um dos maiores recursos que Deus nos deixou, para ser usado por nós cristãos. Para avaliá-lo, pensemos o seguinte: Nós temos problemas! Que tal se tivéssemos alguém para nos ajudar a levar conosco os nossos fardos? 
Este alguém existe!!!   É o nosso bondoso Deus.  E através da oração podemos falar com ele!!! 

APLICAÇÃO:
A seguir veremos algumas partes importantes dentro da oração:
1- A quem orar: Mt.4.10: Devemos adorar somente ao Deus verdadeiro: Pai, Filho e Espírito Santo. Só Ele pode e quer atender as nossas orações. Deus não admite que oremos a santos. Tais orações não valem.
- Tt.2.14: Cristo nos resgatou, nos redimiu, nos libertou mediante alto preço, com seu sangue; a vida de Cristo foi dada em resgate. Por isso somente a ele devemos orar. Somente ele pode nos ajudar. O Cristão ora somente ao Deus triúno (Pai, Filho e Espírito Santo).

2- Porque orar: Deus nos ordena a orar (Sl.50.15 e Mt.7.7). Ele quer que oremos. Ele também promete atender nossas orações quando diz: “Eu te livrarei”.
- Tg.5.16: “Orai uns pelos outros”.  Em tudo dependemos de Deus. Precisamos dele toda hora; outras pessoas igualmente precisam, por isso, devemos orar uns pelos outros.
- Oramos porque:
n Deus nos ordena a orar;
n Deus promete atender as nossas orações;
n Nós precisamos da ajuda de Deus;
n Outras pessoas precisam da ajuda de Deus;

3- O que pedir: Tudo o que realmente precisamos devemos pedir  a Deus e Ele promete nos dar. Devemos pedir bens materiais: saúde, emprego, amigos, bom tempo, alimento, progresso no estudo etc. Devemos pedir bens espirituais: fé, perdão, salvação, pregação do evangelho, crescimento da igreja etc.
- Mt.8.2: Pedir tudo mas sempre lembrar-se em dizer, segundo a vontade de Jesus, e não a nossa.  Deixemos a decisão na mão de Deus.

4- Como orar: Devemos orar em nome de Jesus (Jo.16.23). Temos o direito de orar a Deus por causa do perdão que Jesus nos concedeu na cruz.  Por intermédio de Jesus, chegamos ao Pai.
- Mt.21.22: Devemos orar com fé, com absoluta confiança que Deus nos atende. Devemos orar em nome de Jesus e com absoluta confiança.

5- Para quem orar: Devemos orar por nós mesmos e por todos os homens.
- Mt.5.44: Devemos orar até mesmo em favor dos nossos inimigos. Oramos em favor de nós e de todos os homens, inclusive para os nossos inimigos pois estes também carecem de Cristo.  Não se deve orar pelos mortos.

6- Onde orar: Devemos orar em qualquer lugar, não importa onde estamos.
- Mt.6.6: Devemos orar especialmente em nosso quarto de dormir, porque é o lugar onde nos encontramos geralmente sozinhos para falar com Deus.

7- Quando orar:  Devemos orar sempre e seguidamente.
- Devemos orar em todas as horas:  Horas de alegria ou até mesmo de angústia e aperto (Sl 50.15). O cristão ora todos os dias, principalmente nas horas de necessidade.

ORAÇÃO AOS ENFERMOS:

A oração com o enfermo é uma forma de coloca-lo em contato com Deus.
A importância: 1º Alguns enfermos acham que, por causa da doença, Deus os abandonou; 2º É oferecido consolo, confiança e esperança ao enfermo.
Quando orar com o enfermo, deve-se:
·         Orar a partir da realidade do paciente;
·         conhecer a situação do enfermo, saber sobre sua doença;
·         se possível, saber um pouco da situação familiar em que se encontra;
·         se possível, pedir ao paciente se deseja incluir por alguém especial;
·         lembrar na oração, que Deus está sempre presente, trazendo consolo, confiança e esperança;
·         evitar fazer algumas orações memorizadas, quando está com pressa, nervoso;
·         evitar fazer orações compridas;
·         na oração, jamais prometa que Deus irá curá-lo.
Se o paciente notar que estamos fazendo uma oração somente pelo simples ato de efetuá-la, poderemos criar uma barreira muito grande, que implicará numa aceitação ou não de uma subsequente visita.
“Venham a mim todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e eu lhes darei descanso.” Mt 11.28


Adaptado por Diego Neumann dos textos: Sumário da Doutrina Cristã - As Doutrinas da Fé Cristã - O pastor visitando enfermos

Tenham todos um ótimo domingo.
Fiquem com Deus .
Nóiminha.

Nenhum comentário: