sexta-feira, 23 de março de 2012

Artigo: Os nossos planos!


Os nossos planos...

O que fazer quando os planos de Deus são diferentes dos nossos? Ficar bravo? Espernear? Descontar nossa frustração nos outros? Ou nada disso?
Nesta manhã de domingo acordamos bem cedo. E não foi para ir ao culto, o culto foi na noite de sábado. O domingo estava livre e, por isso, pensamos em aproveitar para ir à praia. Moramos há pouco mais de uma hora do litoral.
Então ontem fizemos nossos planos. Minha filha mais velha pegou o caderno e fez uma lista de tudo que faríamos ao chegar à praia. Uma lista muito grande, aliás. O dia seria pequeno para tantos planos...
Nós planejamos como e onde tomaríamos as refeições, se as levaríamos de casa ou se comeríamos por lá mesmo — coisas assim. Arrumamos as malas e fomos nos deitar.
Às 6 e meia da manhã deste domingo já estávamos nos levantando. Mas havia uma surpresa: estava chovendo...
A decepção, especialmente das crianças, é grande. Nossos planos foram jogados por terra. Talvez aqui fosse a hora de ficar bravo, espernear. Descontar nossa frustração nos outros...
Ou nada disso.
É hora de lembrar que “As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.” (Pv 16.1).
Assim é em tudo na vida. Nós planejamos, nos organizamos e queremos que tudo aconteça do jeito que planejamos. Então vem uma doença, a perda do emprego, não passar no vestibular...
Aí sim, certamente é hora de: ficar bravo, espernear. Descontar nos outros...
Não, nada disso.
Na verdade, é hora de lembrar que do Senhor dependem todos os nossos planos e, muitas vezes, não temos sucesso porque dizemos: “eu farei isso, eu farei aquilo”. Quando o que deveríamos dizer, em espírito de oração, é: “Se Deus quiser, eu farei isso eu farei aquilo.”
É comum ficar triste quando nossos planos não dão certo. Mas é também o momento de chegar perto do Senhor e entregar todos os nossos planos em suas amorosas mãos. Afinal, quem não se negou a oferecer seu Filho para a nossa salvação, também não vai se negar em nos guiar o caminho.
Lembre-se: “As pessoas fazem muitos planos, mas quem decide é Deus, o Senhor.” (Pv 19.21).
E o Senhor sempre decide para o bem de seus filhos. Seja um dia de praia, seja qualquer plano da vida. Afinal “sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.” (Rm 8.28).
(Artigo retirado da Revista Teologia Nº 8.)

Escrito pelo Rev. Jarbas Hoffimann — Nova Venécia-ES, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, da qual é membro da Comissão de Culto da IELB.

Tenham todos uma ótima sexta.
Fiquem com Deus.
MIX.

Nenhum comentário: