segunda-feira, 5 de março de 2012

Mensagem: Deus muda o nosso nome


04/03/12 – 2º Domingo na Quaresma
Sl 22. 23 - 31; Gn 17. 1 – 7, 15 - 16; Rm 5. 1 - 11; Mc 8. 27 - 38
Tema: Deus muda o nosso nome
Destaque: Gn 17.16. Depois de Abraão e Sara terem cometido um grave erro, duvidar da promessa e ter dado um arranjo humano aos planos de Deus. Em seu amor, Deus renova a certeza da sua promessa realizando uma mudança radical, Deus muda o nome de Abrão e Sarai. Em Jesus, Deus muda o nosso nome, mudando a nossa situação eterna.

Tema do mêsNo verdadeiro Jesus, o verdadeiro perdão, a verdadeira vida.
Deus muda o nosso nome
           
            No verdadeiro Jesus, o verdadeiro perdão, a verdadeira vidaEssa é a nossa ênfase nesse mês de março na paróquia Concórdia de Querência do Norte. E de acordo com o texto de Gn 17. 1 – 7, 15 – 17, meditaremos no tema: Deus muda o nosso nome.
            Olhando para o texto de Gn 16 veremos que Sarai se apressou ao cumprimento da promessa e tentou dar uma mãozinha à Deus, fazendo com que Abrão tivesse seu descendente através da escrava Agar. Esta concebeu e deu a luz um filho, cujo nome foi Ismael. Agora sim, a promessa de Deus seria cumprida, afinal o descendente estava ali.
            Tendo relembrado esse aspecto do cap. 16 veremos um detalhe curioso ante o texto de Gn 17. Mesmo que a dúvida de Sarai e Abrão os tenha levado a antecipar-se ao cumprimento da promessa de Deus, devido a dúvida, o capitulo 17 de Gênesis,  apresenta um Deus que se aproxima do homem e da mulher, pois seu desejo profundoé fazer uma grande mudança em suas vidas.
            Tendo Deus se aproximado de Abrão e Sarai e renovado a certeza de que ele fez e cumprirá sua promessa, lhes proporciona uma mudança radical. Conforme Gn 17, a transformação é representada pela mudança de nome, Abrão, Abraão, Sarai, Sara.
            A mudança de nome significa o começo de uma nova época. É uma nova situação em que Abraão e Sara agora se encontrariam. Mesmo que a dúvida os tenha levado a agir com desconfiança, Deus em seu amor lhes proporciona uma nova situação, mudando o nome de ambos, e renovando a certeza de que cumprirá a promessa.
            No verdadeiro Jesus, o verdadeiro perdão, a verdadeira vida - Deus muda o nosso nome. 
            A verdadeira vida que Abraão e Sara passariam a viver agora era a vida da certeza. Assim, o nome Abrão significa “o pai é exaltado” foi alterado para Abraão, cujo significado é “pai de multidões”, bem como Sara que ao ter um filho se tornaria “mãe de nações”, era a reafirmação da promessa que havia feito e que a mesma seria cumprida. A mudança de nome era a certeza de que Deus em seu amor os havia concedido o verdadeiro perdão, mesmo diante do pecado da dúvida e da ação contrária a vontade de Deus.  
            A nova vida, a nova situação, seria marcada pela circuncisão, a marca da aliança de Deus com o seu povo. A marca era o reconhecimento de que os descendentes de Abraão pertenciam ao Deus verdadeiro. A marca era a apresentação  do cumprimento das promessas de Deus: descendentes de Abraão e uma terra.
            No verdadeiro Jesus, o verdadeiro perdão, a verdadeira vida - Deus muda nosso nome.
            Pelo batismo recebemos uma nova vida, pelo batismo recebemos o verdadeiro perdão, pelo batismo fomos ingressados na verdadeira família, “Pois todos vós sois filhos de Deus, mediante a féem Cristo Jesus; porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes” (Gl 3.26-27). Pelo batismo fomos marcados e a marca que há em nós, a fé, é justamente para apresentar, amando o próximo, o Deus verdadeiro a muitos que ainda não o conhecem. Pelo batismo nosso nome foi mudado, sendo a nossa situação transformada, assim como diz Paulo aos Romanos: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6.4). E a mudança de vida efetuada pelo batismo marca o inicio de uma nova época.
            A cada novo dia, através da Palavra de Deus, precisamos relembrar o cumprimento da promessa de Deus em Jesus. Jesusmudou a nossa vida. Em Jesus, nossa situação que era de desespero foi transformada para uma situação de alegria eterna. Amém!

Pr. Edson Ronaldo Tressmann
Querência do Norte – PR

Tenham todos uma ótima segunda .
Fiquem com Deus.
MIX

Nenhum comentário: