segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mensagem: "O Senhor me cerca por trás e por diante, e sobre mim põe a mão." (Sl 139.5)


(Leia em sua bíblia o Salmo 139.1-10)

 
INTRODUÇÃO. Amados irmãos no Salvador Jesus Cristo. Toda pessoa sente necessidade de ser protegida. Necessitamos ser protegidos desde o dia em que fomos concebidos, no ventre nossa mãe. Ainda quando estamos na barriga de nossa mãe, nós precisamos ser protegidos. E a forma usada por nossa mãe para nos proteger em sua barriga é não levantar peso, não beber bebida alcoólica, não fumar, alimentar-se de forma sadia, dormir o suficiente, não envolver-se em ambientes pesados, de briga, entre outros. Através destas ações, a mãe protege a vida que ela está gerando dentro de si.


Depois de nosso nascimento, em especial nos primeiros anos de nossas vidas, os cuidados que necessitamos receber são redobrados. Necessitamos cuidados em nossa alimentação, em nossas vestes, na nossa higiene. Necessitamos que alguém cuide por onde andamos, para não irmos até lugares perigosos para nós. Alguém tem que estar sempre de olho, para que não venhamos a colocar um dedo na tomada. Enfim: os primeiros anos de nossas vidas demonstram o quanto nós necessitamos de proteção.

DESENVOLVIMENTO. O SENHOR ME CERCA POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕE A MÃO. Este versículo nos mostra qual é a dimensão da proteção de nosso Deus. Prestem bem atenção nele. Reparem como é o modo pelo qual o Senhor nos protege. O Senhor nos protege por todos os lados: por trás, por diante, e sobre nós coloca a sua mão. É ASSIM QUE O SENHOR NOS PROTEGE.


Os pais querem proteger os seus filhos durante toda a sua vida. Não importam se forem maiores ou menores, os pais querem protegê-los. No entanto, chega uma idade em que os filhos não querem mais muito a proteção dos pais. Os pais querem continuar a proteger sempre, mas, uma hora acabam ouvindo: para pai, não precisa, eu não sou mais criança.
Há uma hora em que todos nós, seres humanos, achamos que podemos pegar o mundo de frente e encará-lo. Normalmente isso acontece com todas as pessoas na adolescência. Isto, inclusive, é necessário para o desenvolvimento do ser humano. Chega uma hora em nossas vidas que achamos que agora sim podemos encarar o mundo por conta. Então, nós vamos vivendo, fazendo as coisas, achando que somos invencíveis. TEMOS TODA A FORÇA DO MUNDO EM NOSSAS VEIAS, EM NOSSO CORPO, NADA PODERÁ NOS DETER.
Mas então, acontece algo conosco que nós não esperávamos. Estava indo tudo muito bem, mas apareceu uma pedra no meio do caminho. NESSE MOMENTO, NÓS SENTIMOS REALMENTE O QUANTO NÓS NECESSITAMOS DE PROTEÇÃO. Um adolescente, nesta hora, volta correndo para os braços de seus pais, pois nessa hora a pessoa sente o quanto precisa de sua familia, de seus pais em especial
TU ME CERCAS POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕES A TUA MÃO. Muitas vezes, o nosso comportamento em relação a Deus se parece com o daquele filho adolescente, que pegou o mundo por conta, e acha que não precisa mais da proteção de ninguém. Muitas vezes, nós somos assim. Quando tudo está ocorrendo muito bem em nossa vida, quando as coisas acontecem naturalmente, nós temos a tendência de pensar que somos invencíveis, que não necessitamos da proteção de ninguém. Nem de Deus. Agora, quando tropeçamos em alguma pedra, quando aquela coisa imprevisível nos acontece, nós percebemos o quanto nós precisamos de proteção, o quanto nós precisamos de ajuda. E Deus nos garante esta ajuda, esta proteção, A PROTEÇÃO QUE VEM DE TODOS OS LADOS: TU ME CERCAS POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕES A TUA MÃO.
No começo do Salmo, nós ainda vemos as seguintes palavras: SENHOR, TU ME SONDAS E ME CONHECES, DE LONGE PENETRAS OS MEUS PENSAMENTOS, ESQUADRINHAS O MEU ANDAR E O MEU DEITAR, E CONHECES TODOS OS MEUS CAMINHOS. Estes versículos nos mostram os profundo conhecimento de Deus a respeito de cada um de nós. CONHECIMENTO. É isto que Deus tem em relação a cada um de nós: conhecimento. Quando eu quero conhecer realmente alguém, isto é sinal que eu me importo com aquela pessoa. Se eu não me importo com determinada pessoa, eu não vou estar preocupado em conhecê-la. Não vou me preocupar se ela dorme ou não, se ela se alimenta bem ou mal, se ela está com um problema ou não... Se eu não estou nem ai pra determinada pessoa, não vou me preocupar com estes detalhes de sua vida. AGORA, SE EU ME PREOCUPAR, ME IMPORTAR COM DETERMINADA PESSOA, EU VOU QUERER CONHECÊ-LA.


O grande conhecimento que Deus tem a respeito de cada um de nós mostra o quanto Ele se importa conosco. O grande conhecimento que Deus tem a respeito de cada um de nós mostra o quanto nós somos valiosos para Ele. ELE SABE POR ONDE EU ANDO, ELE SABE OS MEUS PENSAMENTOS, ELE SABE A PALAVRA QUE EU VOU PRONUNCIAR ANTES DE EU DIZÊ-LA. É este o conhecimento que Deus tem a meu respeito. E SABEM PORQUE DEUS SE PREOCUPOU EM ME CONHECER DESTA FORMA?? Para me ajudar, para me proteger. Quando eu conheço alguma pessoa a fundo, eu vou ter como ajudá-la. Assim também ocorre com Deus em relação a nós: ELE NOS CONHECE, POR ISSO, QUANDO NECESSITARMOS, ELE VAI SABER COMO NOS AUXILIAR.
O v. 7 ainda diz o seguinte: “PARA ONDE ME AUSENTAREI DO TEU ESPÍRITO? PARA ONDE FUGIREI DA TUA FACE?” Quando uma pessoa faz algo que não deveria ter feito, ela procura fugir de Deus. Temos um exemplo disso quando Caim matou Abel: ELE PROCUROU FUGIR DA PRESENÇA DE DEUS. Temos um exemplo disso quando Adão e Eva comeram do fruto proibido: SE ESCONDERAM DE DEUS,
Assim ocorre com a pessoa quando erra, quando peca: se esconde de Deus. Meus amigos, a verdade é: NÃO TEMOS COMO NOS ESCONDER DE DEUS. ELE ESTÁ EM TODOS OS LUGARES. Ele sabe muito bem aquilo que nós fizemos no passado, e ainda sabe o que nós ainda não fizemos. QUANDO ERRAMOS, NÃO ADIANTA QUERERMOS NOS ESCONDER DE DEUS. Isto não vai resolver o problema. Quando erramos, a única coisa que resolve nosso problema é o perdão de Deus, e para isso é necessário o arrependimento.

CONCLUSÃO. O SENHOR ME CERCA POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕE A MÃO. TAL CONHECIMENTO É MARAVILHOSO DEMAIS PARA MIM: É SOBREMODO ELEVADO, NÃO O POSSO ATINGIR.
Todos nós necessitamos ser protegidos. Por mais que sejamos experientes, por mais que tenhamos uma boa idade, NÓS NECESSITAMOS DE PROTEÇÃO. Não é somente o bebê recém nascido, a criança e o adolescente que necessitam de proteção. TODOS NÓS NECESSITAMOS DE PROTEÇÃO. Todos nós necessitamos sentir que, pode tudo ao meu lado desmoronar, mas em determinado lugar eu tenho proteção.
ESTA PROTEÇÃO NÓS ENCONTRAMOS EM DEUS. Pode o mundo a nossa volta desmoronar, que Deus vai estar pronto para nos proteger. Pode as pessoas que nos davam apoio e nos protegiam neste mundo deixar de nos auxiliarem e nos protegerem, que Deus vai estar pronto para colocar suas mãos sobre nós, e nos cercar por trás e por diante, de forma que o mal não nos sobrevenha.
O SENHOR ME CERCA POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕE A MÃO. Vivamos agradecidos pela maravilhosa proteção que nós temos por parte de nosso Senhor. Façamos aquilo que é a sua vontade: ouvir a sua palavra, obedecê-la, amar a Ele e ao nosso próximo, dedicar-nos em primeiro lugar a seu reino e a sua justiça, que o mais vai ser acrescentado a nós.


O SENHOR ME CERCA POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕE A MÃO. Temos um Deus maravilhoso, que realmente protege aqueles que são seus, aqueles que se colocam debaixo de sua mão. Não saiamos debaixo da mão de nosso protetor, para não ficarmos a mercê das coisas que acontecem neste mundo tão cruel. Fiquemos bem abrigados sob as suas mãos protetoras. O SENHOR ME CERCA POR TRÁS E POR DIANTE, E SOBRE MIM PÕE A MÃO. Isto é maravilhoso demais para nós. Temos proteção, graças a Deus. SAIBAMOS VIVER SOB ESTA PROTEÇÃO. AMÉM.

Tenham todos uma ótima segunda-feira.
Fiquem com Deus.
MIX.

5 comentários:

GILMARA MACEDO disse...

Interessante o tema desse estudo, pois aborda sobre a proteção fiel de Deus sobre nós e que nos faz lembrar do que está escrito no livro Jeremias 1;5 que diz: “Antes que eu te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta.” Assim podemos entender com base nessa palavra que Deus tem um plano para cada um de nós antes mesmo de existirmos e o seu cuidado é permanente.
Parabéns Diego pelo estudo e que Deus continue te capacitando e dando sabedoria.

Gilmara

Pastor Diego Neumann disse...

Obrigado Gilmara... assim é o nosso Deus, tão poderoso, nos conhece tão bem, que nosso ínfimo conhecimento não consegue medir ou imaginar tamanha sabedoria divina.
Que Deus também continue a lhe iluminar. Obrigado.

Unknown disse...

Ho gloriaaaasss!!!

Unknown disse...

Ho gloriaaaasss!!!

Unknown disse...

Glória a Deus palavra abençoada