segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Mensagem: O poder de Deus para salvar a todos (Jn 3.1-5,10)


O poder de Deus para salvar a todos (Jn 3.1-5,10)


(Leia em sua bíblia o texto de Jonas 3.1-5,10)
Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus Cristo, a leitura feita do Antigo Testamento é um pequeno trecho de um grande livro, o livro de Jonas. Este livro não é grande pelo seu tamanho, pois só tem 4 capítulos, mas é grande por causa da sua mensagem principal, que mostra que Deus é misericordioso e quer salvar a todos. Mostra que a sua mensagem tem poder. O livro apresenta o plano abrangente de Deus, que quer a salvação de toda a humanidade, ao anunciar a sua mensagem a um povo que não era judeu, a um povo gentio e pagão.
Talvez muitos de vocês aqui conheçam uma das histórias mais famosas do livro de Jonas: quando este foi engolido por uma baleia e depois de três dias ele saiu de dentro dela (aliás a Bíblia nem diz que é uma baleia, mas sim um grande peixe). Mas essa com certeza não é a história principal, não é a mensagem central que Deus quer nos transmitir neste livro. A história principal foi lida a pouco e está no capítulo 3 de Jonas, que conta a história de arrependimento e de salvação de todos os moradores de uma grande cidade, chamada Nínive. Tudo isso pelo grande poder demonstrado por Deus, ao enviar uma mensagem pelo profeta Jonas, que atingiu todos os moradores daquela cidade.
Porém Jonas não transmitiu logo essa mensagem que o Senhor Deus tinha lhe ordenado falar ao povo de Nínive. Logo nos primeiros versículos do capítulo 3 podemos ver isto quando lemos: “Pela segunda vez, o Senhor Deus disse a Jonas: - Apronte-se, vá à grande cidade de Nínive e anuncie ao povo de lá a mensagem que eu vou dar a você.” “PELA SEGUNDA VEZ.”


O que será que aconteceu na primeira vez que Deus falou para Jonas levar sua mensagem aos moradores de Nínive? Se lermos o capítulo 1 de Jonas encontraremos esta resposta: Lá diz que Jonas fugiu do Senhor e foi na direção contrária de Nínive. Mas porque será que Jonas fugiu para outro lado e não quis levar esta mensagem de Deus aos ninivitas? A resposta é muito simples, Nínive era a capital do grande Império Assírio. Esses tiraram territórios do povo de Israel, cobravam altos impostos. A Assíria era um dos grandes inimigos de Israel. Além do mais o reino do norte, Israel, foi levado cativo pelos assírios. Isso tudo gerou mágoas. E devido ao seu patriotismo, era incompreensível que Deus quisesse salvar aquelas pessoas tão más. Israel estava sendo oprimida e pedia por libertação e extermínio da Assíria. E ao contrário disso, Deus resolve enviar Jonas, seu servo, para chamar o povo de Nínive ao arrependimento e oferecer a eles o perdão.
E o que Jonas fez? Tomou um barco que ia em direção contrária a de Nínive. Durante a sua viagem de barco Deus mandou uma forte tempestade no mar, Jonas é atirado ao mar e engolido por um peixe. Mais tarde, o peixe vai depositá-lo em terra firme. Jonas é então, novamente, chamado por Deus para a missão em Nínive.


Jonas aceita, desta vez, a missão, vai a Nínive e sai pelas ruas andando um dia inteiro e anunciando aos ninivitas a destruição da sua cidade, ele diz: “Dentro de quarenta dias, Nínive será destruída”. Contra todas as expectativas, os ninivitas se arrependem e começam a crer em Deus. Todos os moradores da cidade se arrependeram, e o Rei mandou que todas as pessoas e os animais jejuassem e vestissem roupa feita de pano grosseiro, para mostrar que estavam arrependidos. Finalmente, Deus desiste do castigo. Vejam como a mensagem de Deus é poderosa, ela atingiu todos os moradores desta enorme cidade, com mais ou menos 180 mil habitantes, e todos eles se arrependeram e creram em Deus.
O livro de Jonas mostra quão imenso é o amor de Deus que quer salvar a todos. Deus ama todos os homens, sem exceção, e sobre todos quer derramar a sua bondade e a sua misericórdia. Mais: Deus ama mesmo os maus, os injustos e opressores e até para esses oferece a possibilidade de salvação. Deus não ama o pecado, mas ama os pecadores. Ele ama tanto que manda o seu próprio filho, Jesus Cristo morrer na cruz, para salvar todos aqueles que nele creem.


Nós cristãos, assim como Jonas, fomos chamados por Deus, para levar esta mensagem de salvação a todas as pessoas. A vida de Jonas era exatamente como a nossa em muitos aspectos. Deus chamou Jonas para levar uma mensagem a cidade de Nínive. Mas Jonas tentou fugir, achou que perderia muito tempo fazendo o que Deus o chamou para fazer, pensou que seria mais fácil ir por outro caminho. E foi isso o que ele fez: tentou ir para uma cidade distante de Nínive a fim de que Deus o deixasse de lado. Mas não foi isso o que aconteceu. Apesar de ele não merecer o chamado divino, Deus queria que ele fizesse parte desse trabalho de levar uma mensagem àquela cidade.
Neste livro, vemos que Deus usa meios, às vezes até estranhos, para cumprir os Seus propósitos: Jonas acabou chegando a Nínive para levar a mensagem. Da mesma forma, Deus age conosco ainda hoje. Apesar de não merecermos nada, Ele nos chama e convida para sermos mensageiros neste mundo, lâmpadas na escuridão. Muitas vezes tentamos fugir, mas Ele dá um jeito de nos buscar.
O livro de Jonas nos ensina muito a respeito disso, mas não ensina somente isso. O mais importante neste livro, e também nas nossas vidas, não é o fato de sermos ou não chamados por Deus para levar uma mensagem, mas é a própria mensagem que Ele faz chegar até nós. Jonas deveria dizer aos moradores de Nínive que eles seriam destruídos por causa de seus pecados: que Deus estava a ponto de destruir a cidade inteira. Deus a destruiu? Não! Ao ouvir que Deus estava irado por causa de seus pecados, os habitantes de Nínive se arrependeram e suplicaram por misericórdia. E aí receberam a maior mensagem de todas: Deus perdoa! Deus desistiu de destruir a cidade porque eles confiaram na Sua misericórdia. E a misericórdia e o amor de Deus nunca decepciona. Ele sempre nos perdoa quando pedimos o Seu perdão.


Alguma vez você já pensou que Deus pode ter um chamado especial para todos nós? Já parou para pensar no que isso significa? Deus certamente tem um chamado especial para todos nós! Ele nos chama da mesma forma que chamou os habitantes de Nínive: Ele quer que nós reconheçamos nossos pecados, ele nos chama a confiar naquilo que o Salvador Jesus Cristo fez por todos nós e assim recebamos o seu perdão. Além disso, Ele nos chama para levar a boa notícia a outras pessoas que ainda não conhecem esta tão maravilhosa e poderosa notícia da salvação pela fé em Jesus Cristo. Então assim como Jonas, Deus também nos chama a levarmos esta mensagem a outros.


Ontem, depois de ter mostrado o sermão ao pastor Elmar, ele me fez o seguinte questionamento que quero compartilhar com vocês: “No lugar de Jonas o que você diria ao povo de Nínive, qual, especificamente, seria a mensagem? Seria mais pedagógico. Ensinaria como testemunhar hoje.  Este é o grande problema do povo luterano: que dizer?”  O que dizer, o que testemunhar? Como dizer? Quando dizer? Estes são questionamentos que a maioria de nós faz. E por isso eu gostaria de aqui estender um convite a todos vocês. Dias 18 e 19 de fevereiro, no Recanto Martinho Lutero irá ocorrer o Treinamento em Evangelização Pessoal. O que dizer? Como dizer? Quando dizer? Como posso testemunhar a minha fé? Como posso também transmitir esta mensagem de salvação? São perguntas que com a absoluta certeza serão respondidas lá. Não percam esta maravilhosa oportunidade de aprender a levar esta boa-notícia, esta mensagem que Deus nos chama a levar também a outras pessoas.
Mas queridos irmãos, o foco da história de hoje não está em Jonas, nem no povo de Nínive que se arrependeu, nem no chamado que Deus tem pra cada um de nós. O foco está na sua própria mensagem, na própria palavra de Deus. E que Palavra poderosa é esta.  Capaz de fazer com que, mais ou menos, 180 mil pessoas venham a se arrepender e crer nEle em uma dia de pregação.
Uma Palavra que quer atingir a todos: cristãos, não-cristãos, judeus, gentios, pecadores, todos. Deus ainda hoje continua atuando pela Palavra. E pela Palavra continua salvando pessoas. O pastor luterano Edson Tressmann lembra também que o poder de Deus também está na Palavra presente na água do batismo que nos salva, está presente nas Palavras da Ceia “dado e derramado em favor de vós para perdão dos vossos pecados”, está presente em toda a Bíblia, e aliás, toda ela foi escrita com um propósito, conforme narra o apóstolo João: “Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram registrados para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.30-31).


Esta palavra é tão poderosa que o apóstolo Paulo diz: “Eu não me envergonho do Evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que creem, primeiro os judeus e também os não-judeus. Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.” (Rm 1.16-17) Esta Palavra é poderosa, porque vem de Deus e nos dá paz, perdão, vida e salvação. Amém. (Diego Neumann)

Tenham todos uma ótima segunda-feira.
Fiquem com Deus.
MIX.

Nenhum comentário: