segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Mensagem: Ano novo, vida nova em Cristo! (Rm 6.1-11)


(Leia em sua bíblia o texto de Romanos 6.1-11)
“Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.” (Rm 6.4)


Estimados leitores, estamos iniciando um novo ano. E uma frase que geralmente aparece entre as conversas é: “Ano novo, vida nova.” E é esta, geralmente, a nossa expectativa a cada inicio de ano, que a nossa vida irá mudar.  Fazemos planos e promessas de mudanças para este novo ano. Há várias coisas que prometemos a nós mesmos e aos outros também. Fazemos promessas parecidas com essas: “Este ano vou estudar mais! Este ano vou trabalhar melhor! Este ano irei emagrecer um pouco! Vou tentar gastar menos dinheiro e economizar mais! Este ano vou mudar de vida! Está começando mais um ano e eu preciso mudar de vida, do jeito que está não pode ficar. Ano Novo; vida nova.”
Assim todo início de ano fazemos promessas, traçamos objetivos, para que esse ano seja diferente, para que possamos ter um vida diferente, uma vida nova.
As duas leituras do Novo Testamento para este domingo também nos falam de uma grande mudança de vida. O Evangelho relata o início da vida ministerial de Jesus, quando este foi batizado por João Batista. E a epístola fala da grande mudança em nossas vidas, por estarmos unidos com Cristo através do Batismo. No Batismo ganhamos uma nova vida e assim nascemos novamente para Deus.


O autor do devocionário "Segue-me" escreve em uma das devoções: "Abrindo a velha Bíblia do vovô na página da "crônica da família", o menino leu: “Frederico, nascido em 5 de maio de 1920 e renascido no dia 20 maio de 1920”.
Não compreendendo o porque destas duas datas, o menino procurou a mãe e perguntou: “Mamãe, o vovô nasceu duas vezes?” A mãe tomou a Bíblia e explicou: “Meu filho, o vovô de fato nasceu duas vezes: no dia 5 de maio nasceu para o mundo e no dia 20 de maio nasceu para Deus, pelo batismo”. Todo o cristão celebra dois aniversários por ano.
  O "Segundo aniversário" do cristão é comemorado com e pela graça de Deus. O batismo, que é um meio da graça, torna possível a cada um de nós nos alegrar com motivos muito maiores do que nos alegramos ao completarmos mais um ano de vida do primeiro nascimento.
Sem este meio da graça, poderíamos nos lembrar apenas de como somos em nossa natureza: pecadores perdidos e condenados, rejeitados por Deus para sempre. E por mais que alguém queira festejar, se baseará apenas naquelas coisas que são passageiras. Através do batismo, cada um poderá se alegrar com o que é duradouro, com bênçãos eternas.
Davi confessa: "Tenho sido pecador desde o dia em que fui concebido" (SI 51.5).         A queda de Adão e Eva no pecado, resultou em gerações pecaminosas, degeneradas. Não houve, nem haverá jamais em toda a humanidade um indivíduo que nasça justo, santo, perfeito (a não ser Jesus). Devido ao pecado original, o ser humano é pecador desde o nascimento, ou já na concepção.
"O salário do pecado é a morte" (Rm 6.23), Criancinhas também morrem. Ai está uma comprovação indiscutível de que elas igualmente sofrem, infelizmente, as consequências do pecado: morte. Esta ".... se espalhou por toda a raça humana, porque todos pecaram" (Rm 5.12).
Mas Deus, que nos amou primeiro, não nos deixou sem solução ante este problema. Compadeceu-se de todos nós e através de Jesus Cristo, com o plano e a realização da salvação lá na cruz, abriu a porta do céu para todos realmente, sem distinção de raça ou posição social, sem limite de idade. Com a morte de Jesus, por causa dos pecados dos homens, oferece e dá o perdão total, a salvação, a vida na eternidade do céu.
Pelo batismo, o meio da graça de Deus, o Espírito Santo opera a fé nos corações das crianças ao serem trazidas ao batismo, purificando-as dos seus pecados e recebendo-as no reino de Deus. Felizmente Deus solucionou a questão da criança poder crer. Não nos cabe perguntar como isto é possível. É o Espírito Santo que providencia a fé salvadora tanto nos adultos corno nas crianças. Por isso o salmista pode escrever: "Deus ensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem louvor perfeito", e Jesus cita este texto em Mt. 21.16.
O batismo não é apenas um ritual, um costume, um símbolo. É um fato tão real como nascer e morrer.
Jesus, ao morrer na cruz, fez valer seu sacrifício também às crianças, que, quando, batizadas, é lhes confirmado o perdão dos seus pecados, a salvação.
É exatamente assim como diz nosso texto: “Com certeza vocês sabem que, quando fomos batizados para ficarmos unidos com Cristo Jesus, fomos batizados para ficarmos unidos também com a sua morte. Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova."
O batismo, que você recebeu quando criança tem continuidade por toda a vida. Você morreu em Cristo, já não tem mais nada que pagar. Jesus já saldou toda a tua dívida para com Deus.
Com o perdão, você recebeu a salvação e passou a ser nova criatura, você ganhou uma nova vida com Cristo. Cristo te dá a vitória sobre o pecado, a morte, te liberta do poder do diabo. Por isso você foi sepultado com Jesus, surgindo novo homem, não servindo mais o pecado como escravo: você foi ressuscitado com ele para viver uma vida nova. Viver uma vida nova é poder desfrutar de todas essas bênçãos que o batismo lhe oferece.
O velho homem foi crucificado. Eis porque o batismo em sua vida não deve ser um fato do passado, na infância.  A partir do batismo temos uma nova vida como filhos e filhas de Deus. Na morte de Cristo na cruz a nossa velha natureza também morreu. Assim nós podemos nos considerar mortos para o pecado, já não somos mais escravos do pecado, e por estarmos unidos com Cristo, por causa da sua ressurreição, também estamos vivos para Deus.
É importante também refletirmos sobre o elemento externo e visível do batismo: a água. Nesta época de seca, nós vemos como a água é importante e necessária. Ela trás vida para as plantas, nutre os animais e tantos outros benefícios que levaria horas para citar. Este é o poder da água simples em nossas vidas.  Imaginem agora o poder da água unida a palavra de Deus, esta que é mais poderosa que qualquer espada e nos protege das investidas do Diabo). Com a união da água e da palavra de Deus ganhamos uma NOVA vida. Pelo Batismo ganhamos perdão dos pecados, salvação e a certeza de que um dia estaremos na presença de no nosso Senhor Jesus Cristo e teremos a VIDA ETERNA.
Estas são as bênçãos recebidas em nosso batismo sempre presentes no dia a dia de nossa vida, através de Cristo, a quem prestamos constante adoração, serviço, honra e glória. As bênçãos do batismo nos levam a testemunhar, e assim nos tornamos luzes a brilhar neste mundo em trevas. Por meio desta nova vida e dos resultados da fé, outros passarão a glorificar o nosso Pai.
Essa semana nós comemoramos, no dia 06.01, o que conhecemos popularmente como Dia de Reis. No calendário cristão é chamado de Epifania, que significa Manifestação. Os conhecidos Reis Magos ou Sábios do Oriente, era estudiosos que tinham, com toda certeza, estudado o Antigo Testamento e esperavam o cumprimento da promessa. Viajaram de muito longe para visitar o Salvador que havia nascido.  Eles levaram para ele presentes caros. Foi a primeira vez que Jesus se manifestou para o povo não judeu. Epifania, então significa a manifestação de Jesus Cristo a todos os povos, raças e nações.

E uma dar formas de levarmos Cristo a todos os povos é através do batismo, como Jesus mesmo disse: “Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que vos tenho ordenado. E lembrem disto: eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.” (Mt 28.19-20)
Assim também podemos ter a certeza de que pelo batismo, Jesus está conosco todos os dias, está sempre presente em nossas vidas, nos dando uma vida nova.
Neste ano que se inicia, costumamos falar: “Ano Novo, vida nova”. Agora através do Batismo podemos ter a certeza e podemos falar “Ano Novo; vida nova com Jesus Cristo todos os dias.” Amém

Nenhum comentário: