segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Mensagem: A autoridade de Jesus e as nossas autoridades

(Leia em sua bíblia os textos de Dt 18.15-20 e Mc 1.21-28)




A autoridade de Jesus e as nossas autoridades. (Mc 1.21-28)
Que o Espírito Santo nos ilumine para que possamos compreender e meditar sobre a sua santa Palavra. Amém.
Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus Cristo. “Autoridade”. O que vem em nossa mente ao ouvir esta palavra, autoridade? Logo lembramos de nossos governos, políticos, policiais, militares: pessoas que tem um grande poder em suas mãos. Claro que aí lembramos que as notícias das autoridades que vemos todos os dias não são nada boas: políticos desonestos, policiais sendo flagrados recebendo propina, mensalão, escândalos e mais escândalos envolvendo nossas autoridades. Todas estas coisas colaboram para denegrir a imagem das autoridades.
Porém o apóstolo Paulo escreve em Romanos que devemos obedecer as autoridades: “Obedeçam as autoridades, todos vocês. Pois nenhuma autoridade existe sem a permissão de Deus, e as que existem foram colocadas nos seus lugares por ele. Assim quem se revolta contra as autoridades está se revoltando contra o que Deus ordenou”. (Rm 13.1,2) Paulo diz que as autoridades foram instituídas por Deus para o nosso bem.
Porque sem as autoridades imaginem como seria a nossa vida. Em que todo o ser humano gosta de tirar proveito de tudo. Não respeita nada. Imaginemos uma situação que não tivesse mais leis. Como as leis de trânsito. Mesmo com as leis morrem mais pessoas no trânsito do que nas guerras. Sem um código penal?  Quantos crimes haveria a mais. Seria um mundo difícil de viver. Um mundo totalmente desorganizado.
Organização que realmente nós precisamos para nossa vida enquanto estivermos neste mundo.   Deus instituiu as autoridades para preservar a vida, uma forma de preservação da integridade do seu povo. Pois nós nos encontramos em um mundo injusto no qual a maldade esta tomando conta, um mundo que na sua maioria e formada por pessoas que não acreditam em Deus. Uma das principais funções das autoridades é de proteger as pessoas, ela deve manter a ordem. Ela deve trabalhar para organizar a sociedade. Deus estabeleceu autoridades visando o bem de suas criaturas.
As duas leituras feitas hoje também falam sobre autoridade. Na leitura do Antigo Testamento, vemos que Deus fala ao povo que irá enviar um “profeta” que irá transmitir a sua mensagem, e todos assim vão obedecer às ordens desse profeta. Deus está transmitindo sua autoridade a este profeta. Esta profecia se cumpriu na pessoa de Cristo. E é isto que nós vemos na leitura de hoje do Novo Testamento. Jesus demonstrando sua autoridade de duas maneiras: pelo seu ensino e também ao expulsar um espírito mau de um homem.
Jesus estava em Cafarnaum e foi até uma sinagoga para ensinar. O evangelista Marcos escreve, no versículo 22, que: “As pessoas que o escutavam ficaram muito admiradas com a sua maneira de ensinar. É que Jesus ensinava com a autoridade dele mesmo e não como os mestres da lei.” Suas palavras contaminaram os corações daqueles homens reunidos. Algo fora do normal do que eles estavam costumados a ouvir. A ênfase nestas reuniões estava nas tradições judaicas, enquanto o mestre Jesus traz uma mensagem, um ensino extraordinário e impressionante que marcam seus corações.
Enquanto os mestres da lei se perdiam nas ordenanças exteriores da lei e buscavam reconhecimento pessoal, Jesus tinha a autoridade do Pai, porque lhe servia no propósito de salvar a humanidade caída. Ele demonstra isso na autoridade do seu ensino, no poder sobre os demônios, no vigor de sua pregação, entre outros. Mas o objetivo principal de Jesus é salvar, para fazer isso, ele recebe autorização do Pai, e a usa em toda a plenitude.
Rejeitado por alguns, engrandecido por outros, Jesus exerceu seu ministério com autoridade. Mostrou ser a fonte da vida eterna, a fonte do poder eterno, o elo de ligação entre nós e Deus. Com Cristo nada está perdido, porque ele tem amor por nós. Jesus cumpriu todas as promessas, morreu, ressuscitou e voltou de onde veio. Tudo o que ele fez foi para a nossa salvação. Demonstrou a glória de Deus para que nós, crendo nele, tenhamos vida eterna.
O pastor Edson Müller lembra que “a autoridade de Jesus vinha do seu amor pelas pessoas, amor que lhe fazia confrontar o mal. Quando viu, ou melhor, ouviu o sofrimento daquele possesso, Jesus se pôs em ação e pela sua ordem e poder ele expulsa o espírito mau daquela pessoa. Seu amor o levou também a perdoar Seus inimigos e a morrer por eles. Ele não amava apenas os amigos. Ele mesmo ensinou que o amor apenas pelos amigos é amor de fariseu, é amor sem autoridade (Mateus 5.20).”
Estamos diante daquele que tem autoridade. Ele, de fato, é o Deus de amor que se manifesta na sua palavra, e na pessoa e obra de Jesus Cristo, o Messias, que veio mostrar a glória do Pai. Cabe a nós, seus filhos, com convicção e coragem, pelo poder do Espírito Santo, testemunharmos, através da pregação da palavra de Deus e no ensino que conduz ao céu, a autoridade do próprio Deus, que ordena: “Ide, pregai o evangelho a toda a criatura.”
Deus deu a Cristo a maior autoridade. Mas não foi o único a quem Deus deu autoridade. No quarto mandamento Deus fala para respeitarmos e obedecermos as autoridades que Ele estabeleceu aqui na terra: em primeiro lugar, os pais, e depois nossas autoridades seculares: governos, militares, policiais, entre outros que exercem autoridade em nossas vidas, como: no caso dos alunos, seu professores; no caso do empregado, o seu patrão.
O dever maior de cada cidadão para com a autoridade é o de obediência. O apóstolo Pedro, escrevendo aos primeiros cristãos, e naturalmente a todos os cidadãos cristãos, diz: "Por causa do Senhor, sejam obedientes a toda autoridade humana: ao Imperador, que é a mais alta autoridade; e aos governantes, que são escolhidos por ele para castigar os criminosos e elogiar os que fazem o bem" (1 Pe 2.13,14). Também, o apóstolo Paulo escreve ao seu colaborador Tito: "Recomende aos irmãos que respeitem as ordens dos que governam e das autoridades, que sejam obedientes e estejam prontos a fazer tudo o que é bom" (Tt 3.1). Portanto, quando discordamos de certas medidas e realizações, e, por isso, as desobedecemos, nos tornamos culpados, a não ser que a obediência à autoridade terrena contrarie a Lei de Deus.
Ao respeitar as autoridades, ao cumprir as leis, as pessoas demonstram a obediência a Deus. E esta obediência vem marcada de uma marca especial: O amor ao próximo. Um amor que o mundo não conhece. Que nós só reconhecemos em Cristo. Um amor que vem demonstrado nas palavras, e sacramentos, nas promessas que se cumpriram em Jesus Cristo. Deus amou e ama o mundo através de Jesus Cristo. O nosso Senhor e Salvador.


O amor de Deus é aquele que, nos conforta, nos acolhe, nos guia mesmo nos momento em que estamos a pensar:  “Eu não consigo amar o meu próximo.” Pelas palavras e sacramentos. Deus derrama o seu amor em nosso coração. E nós com o coração agradecido pela bondade de Deus não conseguimos silenciar. Queremos ajudar ao nosso próximo.
  O amor que Deus nos deu é para ser compartilhado com as pessoas, e não para ficar guardado dentro de nós. O amor de Deus nos impulsiona na realização do trabalho para o nosso irmão que esta necessitando de algo. Ame o seu próximo como a você mesmo, respeite as suas fraquezas e suas deficiências. O amor ao próximo não é só com auxilio em coisas matérias.
O amor ao próximo é também é falar do consolo, conforto e da esperança que temos em Cristo Jesus. Dizer que Cristo utilizou grande parte do seu tempo no mundo sendo bom para os outros, perdoando pecados, deixando nos outros a paz em seus corações e esperança na vida eterna. Que Cristo é nosso Senhor e Salvador, que foi capaz de demonstrar tanto amor, quando obedeceu toda a lei, sofreu dores angustia e a morte na cruz. E nos deu nova vida. Nos salvou da condenação eterna.
Foi por amor que Deus estabeleceu autoridades para nós. Todas as coisas que Deus tem feito e fará sempre serão para o nosso bem. Como vimos às autoridades tem um propósito excelente. Que é de organizar, cuidar, e manter a ordem dentro da nossa sociedade. E como cristão devemos obedecer. Pois elas estão a serviço de Deus. No entanto elas também têm dever para conosco também. As autoridades são para o nosso bem. Que Deus abençoe as autoridades.
Que nossas autoridades possam tomar como exemplo a autoridade de Jesus. Que não precisava nem de microfone para falar a milhares de pessoas e que mesmo assim sua mensagem atingia o coração de cada ouvinte. Jesus não precisou impor sua autoridade, mas conquistou ela através da sua mensagem e de seus atos. Ele cativava as pessoas pela sua mensagem de amor, de cura, de perdão e de salvação. Amém.

Tenham todos uma ótima semana.
Fiquem com Deus.
MIX.

Nenhum comentário: