sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Mensagem para o Dia de Reis - Epifania

(Leia em sua bíblia o texto de Mt 2.1-11)

Estimados leitores, vocês sabem o que é a escuridão? Escuridão, segundo a definição do dicionário Aurélio, é falta de luz, trevas. Nos noticiários de hoje vemos muita escuridão, trevas. As notícias que vem a tona não são nada agradáveis. Vários assassinatos, roubos, mortes, ganância. Quando vemos tudo isso nosso coração fica triste, magoado, parece não haver saída para o ser humano. Tudo isso nos lembra que vivemos num mundo de trevas, e um mundo onde reina a escuridão causada pelo pecado.

Hoje, dia 6 de janeiro, lembramos o dia da Epifania, ou como popularmente é conhecido, o dia de Reis. Neste dia comemoramos a revelação do menino Jesus aos reis que representavam outros povos além de Israel. Porém, quem eram esses reis? Os reis magos que vieram do oriente eram homens que estudavam as estrelas, eram pessoas consideradas sábias.

Em meio a escuridão da noite, os magos viram uma luz que brilhava fortemente, esta luz guiou-os através da escuridão até o menino Jesus.

Em meio à escuridão que vivemos hoje em dia existe somente uma luz que pode nos guiar ao caminho certo, assim como guiou os magos do oriente. Os reis magos seguiram pelo caminho que Deus lhes mostrou através da estrela. Para nós também existem muitos caminhos que se abrem e que podemos seguir, mas nem todos são os caminhos que Deus quer que trilhemos. Muitos salvadores aparecem, mas somente em Jesus há salvação, como está escrito em At 4.12: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos”. E como diz em 1 Tm 2.5: “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus homem”.

Os reis magos foram guiados por uma estrela que os levou em segurança até o menino Jesus. Como nós podemos ser guiados e assim sermos levados de forma segura? A nossa “estrela” é a Palavra de Deus. Se seguimos a luz do Evangelho, certamente seremos conduzidos de uma forma segura à vida eterna. Infelizmente muitos ouvem a palavra de Deus, mas a desprezam e não lhe dão o devido valor.

Epifania é a revelação do Filho de Deus a todos os povos. Cristo veio no Natal aos seus (ao povo de Israel) que não o receberam. Epifania é a sua manifestação ao mundo todo, representado pelos magos do Oriente que adoraram o Salvador, dando-lhe valiosos presentes.

Apesar de Deus ter escolhido a Israel para ser seu povo, este insistia em escolher e andar por caminhos próprios, que o levavam à destruição e à perdição. O caminho de volta, só Deus pôde providenciar. E Deus o fez, não porque o povo merecia, mas por causa do seu amor por este povo. Assim enviou o seu único Filho que pagou a dívida do pecado de toda a humanidade. Não apenas dos judeus, mas também dos gentios.

Com a vinda de Cristo e toda a sua obra salvadora o muro que separava judeus e gentios foi derrubado. Agora, em Cristo, todos tem acesso a Deus, sem distinção de raça, cor ou posição social. Isso quer dizer que a graça de Deus e o seu amor se estenderam sobre todos e não apenas sobre alguns, pois a graça de Deus é universal.

Assim como a graça é universal, ao mesmo tempo todos necessitamos da graça divina porque todos são pecadores. A Bíblia não faz exceção: a corrupção humana é de nascença e abrange a todos. Assim, obviamente, todos necessitam do perdão e da salvação adquirida por Cristo.

Apesar de não sermos dignos da salvação e de não merecermos coisa alguma, Deus declara expressamente a sua vontade sagrada de salvar a todos, como está escrito em Tm 2.4: “ O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade”.

Portanto, Deus envia o seu próprio Filho para socorrer o mundo pecador. No tempo determinado nasceu o Salvador da humanidade e os reis magos, guiados por uma estrela foram até o lugar onde estava o menino Jesus e o adoraram. Eles viram no menino Jesus o Salvador de todos.

Ao adorar o menino Jesus os magos nos deram um belo exemplo de adoração e louvor a Deus. Eles prostraram-se diante dele e o adoraram. Depois abriram os seus presentes e lhe ofereceram ouro, incenso e mirra. Jesus espera o mesmo de nós, que o adoremos como verdadeiros filhos de Deus, que nos acheguemos a ele com os nossos corações arrependidos, sempre crendo no perdão que ele nos concede. Cristo também quer nossas vidas, com tudo o que somos e temos, sempre num espírito voluntário, de alegria, de fé e de amor a Deus e ao próximo.

Epifania é uma festa de alegria para todos nós, pois todos nós de uma certa forma fazemos parte do povo gentio, que com a vinda de Cristo agora tem acesso a Deus, à salvação pela fé.

Cristo nos reconciliou com Deus. Agora somos seu povo. Fazemos parte da família de Deus. Hoje podemos adorá-lo como seus filhos. Com alegria podemos oferecer-lhe os nossos dons e capacidades, os nossos bens, nosso trabalho, nosso tempo. Tudo isso, movidos pelo grande amor que Deus tem por cada um de nós.

Diante de tudo isso, cabe a nós levarmos CRISTO PARA TODOS. No meio deste que mundo que vive na escuridão, que vive nas trevas nós também temos a missão de levarmos a luz de Cristo para todas as pessoas. Jesus no sermão do monte, no evangelho de Mateus capítulo 4, versículo 14 a 16 diz o seguinte: Vocês são a luz para o mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lamparina para colocá-la debaixo de um cesto. Pelo contrário, ela é colocada no lugar próprio para que ilumine todos os que estão na casa. Assim também a luz de vocês deve brilhar para que os outros vejam as coisas boas que vocês fazem e louvem o Pai de vocês, que está no céu.

Precisamos nos esforçar ao máximo, pedindo sempre a ajuda de Deus, para assim conseguirmos atingir o maior número de pessoas com a luz do Evangelho. Não sejamos egoístas guardando só para nós a Boa Nova da Salvação.

Na Epifania lembramos que representantes de povos considerados pagãos testemunharam a sua fé e assim reconheceram no menino Jesus o Salvador de todos. Por isso, aquele que crê Cristo é para todos, não pode ficar parado e passivo, mas diante do amor de Deus o cristão se prostra e adora o Salvador, o cristão se alegra, o cristão testemunha. É isso que Deus espera de cada um de nós.

Certamente a nossa missão de levar Cristo para todos os povos não será muito fácil. Quando isso acontecer, quando surgirem as dificuldades, mais uma vez poderemos nos espelhar nos reis magos, que fizeram toda aquela viagem dispendiosa, que oferecia riscos para eles e mesmo assim não desistiram do seu objetivo. Portanto, apesar das dificuldades que passamos não desistamos de cumprir a nossa missão, pois certamente Deus estará ao nosso lado nos guiando e nos protegendo.

Neste relato sobre os três reis magos, podemos comparar a estrela que os guiou com a palavra de Deus que nos guia e nos ilumina hoje. A adoração dos reis magos com a nossa adoração. Os presentes dados ao menino Jesus com as nossas ofertas que dedicamos a Deus. Os próprios reis magos simbolizam a universalidade da graça divina que também se estende a nós.

Portanto, não deixemos que este período de Epifania passe em branco e sem a nossa devida atenção. Estendamos a alegria do Natal também ao período de Epifania, pois se no Natal lembramos o nascimento do Salvador, na Epifania lembramos que ele veio para salvar a todos. A mim e a cada um de vocês. Graças a Deus e ao grande amor que tem por nós e para a nossa alegria, ele veio para salvar a todos. EPIFANIA = CRISTO PARA TODOS. Amém

Tenham todos uma ótima sexta-feira. Fiquem com Deus.

Abraços, MIX.

Nenhum comentário: