sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Artigo: Twittadas Luteranas!



E se a nossa Igreja, a Igreja Luterana, fizesse a mesma coisa que fez a Suécia? Esse país colocou na mão de seus cidadãos a atualização da rede social Twitter, e a cada sete dias o perfil é administrado por um cidadão diferente. A iniciativa tomada quer mostrar, através das tuitadas de seus cidadãos, a imagem fiel de como é o país. Sem nenhuma censura, são mostrados os pontos negativos e positivos da Suécia. O que, os luteranos, teriam para mostrar ao mundo, mesmo que seja usando o mini Blog? Será que seria uma boa idéia fazer a mesma coisa que aquele país fez? Seria mostrada uma imagem fiel da Igreja, assim como ela é?

Em tempos de redes sociais, onde cada um se relaciona com centenas de pessoas por meio apenas de um clique, nos quais se mostra o que é pensado, sem nenhum tipo de censura, é preocupante. Há de se refletir sobre as coisas que muitos postam em suas redes sociais. Sem moralismo, é preciso questionar essas pessoas que se dizem Luteranas, ou o que é até pior, tendo em vista o que colocam em suas redes, se dizem cristãs. Estão fazendo bom uso desse meio de comunicação incrível, que é a internet?
Se a boca fala do que está cheio o coração, é possível que hoje em dia, também das teclas do computador igualmente procede o que vem do coração. Pensar naquilo o que vai ser postado é importante, porque assim como a Suécia fez, para passar a imagem fiel do país, irá se passar a imagem da Igreja. Mesmo que não seja a maioria dos membros que usam e postam coisas esquisitas, para não dizer, feias e que não refletem o ensinamento da Igreja, que é de acordo com a Palavra de Deus.

Isso não quer dizer que usar a internet e redes sociais seja errado e contra os ensinamentos da Igreja. Aliás, em termo de usar os diversos meios de comunicação, Deus mostra na Bíblia que sempre fez isso, sem falar na história da própria Igreja Luterana. Deus usou diversos meios de comunicação, anjos, visões, incríveis línguas de fogo para chamar atenção das pessoas, e até uma jumenta falou – tudo para propagar a sua Palavra e vontade. Na época da Reforma, a Igreja utilizou a imprensa, a maior inovação de comunicação da época. São apenas exemplos para mostrar como se pode fazer o bom uso da internet para pregar a Palavra de Deus e, de fato, mostrar o que a Igreja Luterana tem a dizer para o mundo.

A Igreja possui pontos positivos e negativos, todavia podemos ressaltar os positivos e tentar corrigir os negativos. Aproveitar o alcance da internet para pregar a Palavra de Deus é muito útil, no entanto não é preciso fazer dela uma pedra de tropeço e motivo de escândalo para muitos. Como disse o apóstolo “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm; todas são lícitas, mas nem todas edificam”. (1 Coríntios 10.23). Mostrar, como membros da Igreja Luterana, o que realmente ela é neste mundo. É possível ser, mesmo nas redes sociais, uma pedra que vive para proclamar as virtudes daquele que chama a humanidade para a maravilhosa luz.

Artigo escrito por Elber Leomir Schreiber - Teólogo Luterano

Tenham todos uma ótima sexta-feira.
Fiquem com Deus.
MIX.

2 comentários:

José María Souza Costa disse...

Interessante

CONVITE

Primeiro, eu vim ler o seu blogue.
Agora, estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel seguirmos juntos por eles. O meu blogue, é muito simples.
Mas, leve e dinamico. Palpitamos sobre quase tudo, diversificamos as idéias. Mas, o que vale mesmo, é a amizade que fizermos.
Estarei grato, esperando VOCÊ, lá.
Abraços do
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Pastor Diego Neumann disse...

OK... muito obrigado pelo comentário. Com certeza irei visita-lo no blog... espero que continues a ler o meu tbém. Abraços.