segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Vigias que levam a mensagem do Evangelho. Ezequiel 33.7


Palavras do nosso Senhor Deus ao profeta Ezequiel: “Agora, homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhes der.”
O profeta Ezequiel realizou seu ministério durante a queda de Jerusalém, lá pelo ano 580 a.C. O povo de Deus já estava dividido em 2 reinos separados, e o Reino do Norte (Judá) já havia caído 138 anos antes. Faltava acontecer a queda do Reino do Sul (Israel). E isso era apenas uma questão de tempo.
A tensão sobre o povo era constante. Viviam sob ameaça de serem tomados e destruídos todo o dia. Cada dia que amanhecia e cada noite que caia poderia ser o último com vida.
Imaginem ter que viver nestas circunstâncias! Assim era a realidade das cidades de Israel; cercados de fortes muros de proteção, o exército sempre apostos, todos alerta contra o inimigo. Aí é que aparece a figura do Vigia, ou Atalaia (ARA). Atalaia é aquele vigia que ficava na torre de observação. Esta torre geralmente ficava um pouco a frente da cidade, e servia como fator de segurança. Quando o inimigo se aproximasse, o vigia tocaria a trombeta que era o alarme e então o povo entrava para dentro da segurança dos muros da cidade e se preparava para revidar ao ataque.
A cidade ficava dentro dos muros, as plantações geralmente ficavam fora. Por isso, o povo tinha que ser ágil na tarefa de cultivar a terra. Isso dava muita importância ao serviço do vigia.
O vigia tinha várias funções: reunir o povo com o toque da trombeta; anunciar a hora certa para os momentos de louvor e adoração a Deus entre outras coisas.
Mas a função mais importante, sem sombra de dúvida, era o aviso da chegada do inimigo.
Por isso tinha que ser alguém de total confiança. Não podia ser irresponsável. Dormir em serviço, nem pensar!!!
Exatamente no dia de hoje, completam-se 10 anos do atentado a torres gêmeas nos Estados Unidos, onde morreram milhares de pessoas. Vocês já pensaram se dentro daquelas torres gêmeas também tivesse esse tipo de vigia. Se tivesse alguma pessoa lá dentro com a função de vigia, que pudesse avisar com antecedência a chegada do inimigo, e neste caso, daqueles aviões. Com certeza, se tivesse algum vigia que pudesse assoar algum alarme e avisar que dois aviões iriam se chocar contra aquelas torres, essa pessoa conseguiria ter salvado milhares de pessoas, e assim a tragédia com certeza teria sido bem menor.
Vejam como a função de um vigia é muito importante, e pode salvar várias vidas se a sua mensagem for transmitida. O profeta Ezequiel foi um destes vigias escolhidos para levar a mensagem de Deus para o povo de Israel. Assim nós lemos em Ezequiel 33.7: “Agora homem mortal, eu estou pondo você como vigia de toda a nação de Israel. Você dará a eles os avisos que eu lhe der.”
O profeta representava o próprio Deus ao trazer a sua mensagem.
Hoje, nós também temos um vigia que nos avisa da chegada do nosso maior inimigo; esse vigia é o próprio Cristo, o Filho do Deus vivo! Quem são os nossos inimigos? Aqueles que nos separam do nosso Deus? Lutero lista 3 tipos de inimigos: o diabo, o próprio mundo e a nossa natureza pecaminosa.
Jesus é o nosso vigia que nos alerta sobre as obra do Diabo, que nos tenta afastar do rebanho de Deus. Em 1 Jo 3.8 nós lemos: “Quem continua pecando pertence ao Diabo porque o Diabo peca desde a criação do mundo. E o Filho de Deus veio para isto: para destruir o que o Diabo tem feito.” E em Ef 6.12,13 também lemos: “Pois nós não estamos lutando contra seres humanos, mas contra as forças espirituais do mal que vivem nas alturas. [...] Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem, as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar.”
Porém nós só conseguiremos nos defender, se antes formos avisados sobre o nosso inimigo. E é para isto que Deus escolheu vigias dentre o seu povo. Somos Filhos de Deus, comprados pelo sangue de Cristo e agora queremos falar esta mensagem que nos protege no inimigo, esta mensagem de salvação a todos os homens. Temos entre nós o nosso pastor, que é o nosso profeta da parte de Deus. Ele nos ensina e nos dá apoio no cumprimento da nossa tarefa de servos do Vigia.
Cabe lembrar que não é só o pastor que deve e pode testemunhar de Cristo. Claro, sabemos que nem todos tem o dom do Evangelismo, nem todos tem a mesma facilidade de levar a mensagem do Evangelho. Deus Espírito Santo capacita a cada um de nós de diferentes formas para anunciarmos esta Palavra. Independente da forma, ou do dom de cada um, há a tarefa que cabe a cada um de nós de testemunhar Cristo para todos, temos a responsabilidade de falar do amor de Cristo e de seu perdão a todo o povo.
Assim como em Ezequiel o vigia deveria ser alguém confiável e tinha várias funções, hoje também! A vida do povo de Deus deve estar de acordo com sua pregação. Deus nos concedeu o seu Único Filho Jesus Cristo, para ser o nosso vigia.
Mas não é o próprio Cristo que vem do céu e toca a trombeta e dá o alarme, ele usa meios para isso. E os meios que Ele utiliza para anunciar a sua mensagem é a vida dos seus filhos!
Nós, cristãos, é que somos os meios pelos quais Cristo, o nosso vigia, faz soar o seu alarme.
Essa é a mensagem mais importante a ser anunciada por nós os vigias de Deus - Cristo é o nosso Salvador!
A cada cristão cumpre continuar falando da parte de Deus, pois o importante é anunciar, havendo interessados ou não. E para nos animar a continuar falando, pois somos vigias, Deus fez e cumpre a sua promessa: “assim também a ordem que eu dou não volta sem ter feito o que eu quero; ela cumpre tudo o que eu mando” (Is 55.11).
Os desafios dos vigias, mensageiros de Deus, é falar da parte de Deus a todas as pessoas - “Ide, por todo o mundo...”. Assim como fez Pedro diante das pessoas na casa de Cornélio: “Jesus nos mandou anunciar o evangelho ao povo e testemunhar que ele foi posto por Deus como juiz dos vivos e dos mortos. Todos os profetas falaram a respeito de Jesus, dizendo que os que creem nele recebem, por meio dele, o perdão dos pecados” (At 10.42). Falemos aos outros aquilo que nós ouvimos.
Se diante do nosso testemunho, como vigias de Cristo, encontrarmos pessoas que nos desafiam dizendo que não acreditam, pois ninguém pode lhe garantir que é a Palavra de Deus, pense em Paulo que deixou registrado o seguinte: “Mas nós anunciamos o Cristo crucificado – uma mensagem que para os judeus é ofensa e para os não-judeus é loucura” (1Co 1.23). Não nos envergonhemos, nem nos calemos, “Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é poder de Deus para salvar a todos os que creem, primeiro os judeus e também os não judeus” (Rm 1.16), pois “Portanto, estamos aqui falando em nome de Cristo, como se o próprio Deus estivesse pedindo por meio de nós. Em nome de Cristo nós pedimos a vocês que deixem que Deus os transforme de inimigos em amigos dele” (2Co 5.20).
Queridos amigos, falemos, pois “As Escrituras Sagradas dizem: ‘Eu cri e por isso falei.’ Pois assim nós, que temos a mesma fé em Deus, também falamos porque cremos” (2Co 4.13). Nós conhecemos esse amor, porque sempre houve no passado vigias fiéis no ouvir e no falar, como disse Pedro: “Foi a respeito dessa salvação que os profetas perguntaram e procuraram saber com muito cuidado. Eles profetizaram a respeito da salvação que Deus ia dar a vocês e procuraram saber em que tempo e como essa salvação ia acontecer....Quando os profetas falaram a respeito das verdades que vocês têm ouvido agora, Deus revelou a eles que o trabalho que faziam não era para beneficio deles, mas para o bem de vocês...” (1Pe 1.10-12a).
Portanto, assim como Deus fez a Ezequiel: “A ti, pois, ó filho do homem, te constitui por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca e lhe darás aviso da minha parte” – fez a cada um de nós, nos chamou e chama pelo evangelho e nos torna como aquele que cuida pelo acolhimento e perdão. Assim como nós fomos cuidados por Deus em Jesus, que veio nos falar da parte de Deus e nos acolher e perdoar.
Há muita coisa a ser feita no reino de Deus, mas a mais importante sem a menor sombra de dúvida é anunciar Cristo o nosso Salvador, o nosso vigia que está nos guardando e nos protegendo contra os ataques do inimigo. Deus perdoou os nossos pecados por causa da obra de Cristo, hoje nós temos a salvação como um anúncio importante a ser feito em nome do nosso vigia. Que tua vida seja um anúncio do amor de Deus ao mundo. Amém.

Nenhum comentário: