segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Deus está sempre contratando pessoas para o seu reino - Mt 20.1-16



Sermão apresentado neste domingo, dia 18, na congregação Cristo de Santa Maria.

Estimados irmãos e irmãs, em Mateus capítulo 20, versículos 1 ao 16, Jesus conta para os seus ouvintes uma parábola. As parábolas eram histórias, geralmente curtas, e às vezes comparações, que falavam coisas do cotidiano das pessoas a quem Jesus se dirigia. Ele se utilizava desse método porque era um dos jeitos mais fáceis das pessoas entenderem o que Ele queria lhes ensinar.
Desta vez Jesus conta a parábola dos trabalhadores da vinha. Ele fala de um Senhor, dono de uma plantação de uvas que sai a procurar trabalhadores para a colheita da sua plantação. A uva é uma fruta sensível e a colheita precisa ser urgente, antes que os frutos apodreçam.
Por isso, o dono da plantação sai bem cedo, por volta das 6 da manhã para arrumar trabalhadores. Encontrando-os, combina com eles uma moeda de prata como pagamento por um dia de trabalho. Em torno das 9 horas ele percebeu que a colheita não seria concluída por falta de mão de obra, então novamente procurou trabalhadores. Não combinou com eles o valor a ser pago, mas disse que lhes pagaria o que fosse justo. Fez isso também ao meio dia e às três da tarde.
Perto das 5 horas o dono da plantação novamente voltou à praça onde havia contratado os outros trabalhadores e encontrou algumas pessoas desocupadas, então perguntou: "Por que vocês estão o dia todo aqui sem fazer nada?"
"É porque ninguém nos contratou", responderam eles.
Então ele disse: "Vão vocês também trabalharem na minha plantação.”

Até aqui nenhuma novidade. Uma história sem maiores problemas. Tudo normal. O patrão precisando de mão de obra e as pessoas precisando de dinheiro, de trabalho. O estranho acontece no fim da jornada de trabalho, na hora do pagamento. Neste momento o dono da vinha ordenou ao administrador que pagasse o salário justo aos trabalhadores, ou seja, uma moeda de prata ao dia, começando pelos últimos contratados e indo até aos primeiros.
Quando chegou a vez dos que mais trabalharam, eles resmungaram, pois pensavam que iriam receber mais do que aqueles que trabalharam apenas por uma hora. Eles disseram: "Estes homens que foram contratados por último trabalharam somente uma hora, mas nós aguentamos o dia todo debaixo deste sol quente. No entanto, o pagamento deles foi igual ao nosso!”
Quando o dono da vinha ouviu esta reclamação, ele respondeu o seguinte: "Escute Amigo, eu não fui injusto com você. Você não concordou em trabalhar o dia todo por uma moeda de prata? Pegue o seu pagamento e vá embora. Pois eu quero dar a este homem, que foi contratado por último, o mesmo que dei a você. Por acaso não tenho direito de fazer o que quero com o meu próprio dinheiro? Ou você está com inveja somente porque fui bom para ele?”
E Jesus concluiu esta parábola dizendo a seguinte verdade: "Assim, aqueles que são os primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiros."
O que Jesus quis nos ensinar com esta parábola? Deus é o dono da vinha, e Ele está sempre contratando pessoas, ou seja, chamando pessoas à fé em Cristo. A plantação de uvas, é o reino de Deus, a igreja cristã, ou seja, todos aqueles que igualmente professam sua fé em Jesus Cristo como o seu Salvador.
Ele está contratando trabalhadores para a sua vinha em todo o tempo.
Ele fez isto desde o início da história da humanidade e o fará até a hora undécima, ou seja, até o fim dos tempos, até o dia da volta do Senhor no dia do Juízo final.
O Senhor convida as pessoas ao longo de toda a sua existência: desde a sua infância, juventude, até a velhice, até a última hora.
O nosso texto, logo de início, nos chama a atenção pelo fato do dono da vinha ir em busca dos trabalhadores. O normal seria que os trabalhadores fossem ao dono da vinha e procurassem trabalho. No entanto quem chama os trabalhadores é o dono da vinha.
Nós, muitas vezes também achamos que temos que correr atrás de Cristo para garantirmos a nossa salvação. Muitas vezes pensamos que nós temos que fazer algo, por menor que seja, para garantirmos a salvação eterna e o acesso ao reino de Deus. Pensamos que é pelo trabalho na vinha do Senhor, que receberemos a recompensa. No texto de Mt 20.1-16 fica claro que não é bem assim, não é por trabalharmos na vinha, mas sim pelo contrato que Deus fez conosco. Em várias passagens em outros textos da Bíblia, e também neste texto, nós vemos que é Cristo que toma a iniciativa e vai de encontro ao pecador. Com a morte de Cristo na cruz nada mais precisa ser feito. Somente sua morte já foi o suficiente para nos garantir o lugar no reino dos céus. O que resta para nós é crer, confiar nesta morte de Cristo na cruz. E mesmo este crer não parte de nós. Deus, através do Espírito Santo age em nossos corações para que possamos vir a crer nele. A única coisa que nós podemos fazer é recusar este presente, mas isso acredito eu, nenhum de nós deseja fazer.
Através da ação do Espírito Santo, quando recebemos a fé, Deus firma um contrato com todos nós, contrato este estabelecido pela morte de Cristo na cruz, e que nos garante o perdão dos pecados e a certeza da vida eterna, a todos os cristãos que permanecerem na fé, ou seja, a todos que permanecerem firmes no contrato com Deus.
Mas eu acredito que vocês devem estar se perguntando: Por que o dono da vinha deu o mesmo pagamento a todos os trabalhadores? Será que ele não foi injusto? Na verdade, o dono da vinha ele foi justo, bondoso e generoso com todos os trabalhadores. Porque com os primeiros trabalhadores ele pagou aquilo que tinha estabelecido no seu contrato, ou seja, foi o preço justo de um dia de trabalho. E com os demais trabalhadores, ele também prometeu ser justo e além disso foi bondoso, pagando o mesmo preço que aqueles que trabalharam mais. O que Jesus quis nos ensinar com isto?
A Salvação Eterna não é conquistada por méritos, ela foi firmada no contrato, e não é o pagamento pelo nosso trabalho, pelas nossas boas obras. Em Ef 2.8,9 nós lemos: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vêm de vós; é dom (presente) de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.” Lembremos dos trabalhadores das cinco da tarde. Se fosse por méritos, eles jamais ganhariam uma moeda de prata como os outros. Mas o Dono da Vinha, o nosso Deus, é gracioso.
Esse texto ilustra bem essa verdade pois o que os trabalhadores receberam não foi um salário, mas sim um presente, uma dádiva, um dom fora do comum, um favor não esperado, um donativo de caráter e tamanho fora dos limites. Esse prêmio eles receberam quando foram contratados, porque ganharam a dádiva de poderem trabalhar no reino.
O fato de Deus ser bondoso e generoso com todos não pode ser interpretado como injustiça de Deus. Assim é o nosso Deus, Ele dá o mesmo reino, o mesmo prêmio, a mesma vida eterna aos que foram cristãos desde seu batismo infantil, ao longo de toda a vida, como aos que foram convertidos e creram no Salvador minutos antes de sua morte – como é o caso do malfeitor na cruz. A graça de Deus, a bondade de Deus, o favor de Deus e o amor de Deus – revelado e consumado em Cristo – que confere o “reino dos céus”, ou seja, a vida eterna, é o mesmo para os cristãos das 6h da manhã como para os cristãos das 5 da tarde!
Esta ação mostra uma verdade inquestionável da graça de nosso Deus: Deus oferece a salvação conquistada por Cristo a todos os pecadores indistintamente. Não importa quando aconteceu a sua conversão, se foi na infância, na juventude ou na velhice. O que importa é que na hora do acerto final esteja em Cristo Jesus, pela fé. Permanecendo firmes no contrato estabelecido por Deus.
Talvez vocês estejam se perguntando: Mas como Deus pode ser tão bondoso para conosco se nós sempre de novo o desobedecemos e fazemos as coisas conforme a nossa razão pecaminosa? O nosso texto mostra que Deus é um Deus de amor. A bondade de Deus não tem limites e nem pode ser considerada do ponto de vista meramente humano. E Deus mostra o seu amor por nós através de Cristo. Através dele o velho homem que habitava em nós já não tem domínio nenhum sobre a nossa vida. Por meio de Cristo nós encontramos forças para viver uma vida santa em meio a este mundo de tantas tentações e oportunidades de pecar. E neste mundo em que nós vivemos que Deus nos chama para trabalharmos na sua vinha, na sua Igreja. O trabalho que Deus nos dá é muitas vezes desafiador. Mas como é Deus que nos guia neste trabalho nós podemos ter a certeza de que conseguiremos, mesmo com as dificuldades, vencer os obstáculos. Através de Cristo Deus nos dá o reino dos céus.
Deus não quer saber quando eu ingressei no seu reino, mas sim que, eu mantenha esta fé em Cristo até o findar da vida, ou seja, que eu permaneça dentro do seu contrato que garante a vida eterna.
Estimados irmãos, não pensemos que o trabalho desde cedo na Vinha do Senhor é um peso, uma desvantagem, um dever que penosamente assumimos, então, é claro, sempre vamos reclamar da justiça de Deus. Se, porém, pensamos que trabalhar na Obra do Senhor nosso Deus é um privilégio todo especial que um filho tem em relação a seu pai, então vamos ficar com pena daqueles que só na última hora passaram a ter esse privilégio de viver na presença de Deus. Enquanto nós estamos trabalhando na vinha do Senhor, nós podemos viver alegres e felizes por causa do perdão conquistado por Cristo na cruz. E também, porque nós temos desde que fomos chamados por Deus para este trabalho, a certeza da vida eterna, firmada pelo contrato que Deus estabeleceu conosco, através de Jesus Cristo nosso Salvador.
Somente os trabalhadores que foram chamados, contratados pelo Dono da vinha receberam um salário justo no final do dia. Assim nós também cristãos, recebemos bênçãos maravilhosas de nosso Deus, tanto materiais como espirituais. Em Lc 6.38 nós lemos: “Deem aos outros, e Deus dará a vocês. Ele será generoso, e as bênçãos que Ele lhes dará serão tantas, que vocês não poderão segura-las nas suas mãos.”
Ser contratado por Deus, para trabalhar no seu Reino, é a maior alegria de um cristão. A verdadeira alegria cristã está baseada na certeza do amor de Deus na vida do cristão. O cristão vive radiante de alegria porque sabe e crê que Jesus é o seu Salvador. Além disso, é grato a Deus pelo perdão dos pecados e pela certeza da vida eterna, por graça e por obra de Jesus Cristo. Assim, também vive feliz e alegre, pois Deus o ampara sempre com o seu amor, sua graça e seu poder.
O trabalho pode ser penoso, as vezes é muito difícil levar o Evangelho, ser rejeitado, mas também é muito gratificante poder testemunhar, levar esta alegria de ser cristão e assim alegrar também a vida de outras pessoas, com a certeza do perdão e da vida eterna através de Jesus Cristo.
Deus está sempre contratando trabalhadores. Em nosso país ainda a muito desemprego. Há milhares procurando emprego, mas não encontram.
Na vinha do Senhor não há desemprego. Deus está sempre contratando pessoas para o seu reino.
Quem já está nesta vinha deve saber que não há nada igual! Deve continuar firme, sem desanimar. Mas quem ainda não está participando, deve saber que Deus deseja a participação de todos. Aceite este convite do Senhor e participe com alegria da vinha do Senhor. Amém

Tenham todos uma ótima semana com a bênção de Deus.
MIX

Nenhum comentário: