segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Mensagem Final do Estágio


Tema: Alegre, pois Deus está comigo (Fp 4.4-13)
Das palavras da epístola a pouco lida, gostaria de destacar os seguintes versículos: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria.” (v.4) E: “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.” (v.5) Que o Espírito Santo nos ilumine para que possamos compreender e meditar sobre a sua santa Palavra. Amém.
Estimados irmãos e irmãs no Salvador Jesus Cristo. Retrospectiva: Essa é uma das palavras mais ouvidas no final de ano. Na TV vemos diversas retrospectivas: das notícias mais importantes, retrospectiva dos esportes, dos times de futebol. As mais importantes notícias, eventos e conquistas são relembrados nas retrospectivas.


A minha retrospectiva começa no mês de novembro de 2010. Muitas pessoas naquele mês vieram me perguntar. Pra que lugar você gostaria de ir? Uma congregação grande ou pequena? Talvez um projeto missionário? E eu respondia, pra mim tanto faz, pra qualquer lugar onde Deus quiser me mandar.
Então no dia 24 de novembro, dia da designação de estagiários, lá estava eu sentado, esperando este lugar, que pra mim poderia ser um lugar qualquer, não importava pra onde iria. Mas naquela tarde fiquei sabendo que Deus não tinha reservado um lugar qualquer para mim. Ele havia escolhido uma congregação muito especial: a congregação Cristo de Santa Maria. Não era um lugar especial por causa da cidade, ou porque ficava na minha terrinha: o Rio Grande do Sul.
 E mais tarde viria a descobrir, que não era uma simples congregação, mas uma congregação realmente especial, porque nela havia e há muitas pessoas especiais, reunidas e congregadas com um grande objetivo: “Compartilhar com as pessoas a certeza da vida eterna em Jesus Cristo, integrá-las como membros da família de Deus, fortalece-las e equipá-las para servirem com suas vidas – tempo, dons e bens – a fim de glorificar a Deus.”


Realmente quando cheguei aqui no dia 4 de fevereiro foi isso que encontrei. E no dia 6, dia da minha instalação, percebi como esta comunidade é muito acolhedora.  Aqui encontrei a verdadeira Alegria. E foi esta Alegria que me acolheu e me integrou a congregação Cristo de Santa Maria. A leitura da carta aos filipenses fala sobre esta Alegria. O apóstolo Paulo diz: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria.” Aqui encontrei uma congregação alegre, acolhedora e receptiva, por estar unida ao Senhor. O verdadeiro motivo de nossa alegria.
Muitos se perguntam: aonde posso encontrar a verdadeira felicidade? O que preciso ter para ser realmente feliz? Eu lhes digo, nós não precisamos de dinheiro, poder, fama. Mas eu garanto que três coisas são necessárias para uma pessoa ser realmente feliz, alegre: Deus, família e amigos. E aqui encontrei esses três motivos.
Deus, ele é a base. O centro. O principal motivo de nossa alegria. Alegria pela salvação, perdão, vida eterna, conquistada por Cristo Jesus. Tendo ele como base tudo o que necessitamos será acrescentado: “Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mt 6.33) Se Deus é a base da construção de nossas vidas, estaremos sempre muito bem fundamentados. Pode vir uma tempestade, o mal cair sobre nós, o diabo nos tentar e não seremos abalados, pois como diz o salmista Davi: “Somente ele é a rocha que me salva; Ele é o meu protetor, e eu não serei abalado.” (Sl 62.9)


Família. Muitos poderiam dizer: “mas ele está longe dos seus pais”. Sim, desta família eu estava realmente longe. Mas aqui encontrei uma família, não de sangue, mas de coração. Um pastor que foi como um pai pra mim com seus vastos ensinamentos. Sua esposa, que estava sempre disposta a me ajudar, a me convidar pra tomar chimarrão, para almoçar. Obrigado, por também estarem comigo, me ensinando, ajudando, amparando.

Amigos. Que vem da palavra Amizade – Amor – Deus. Realmente, amigos tão especiais como os que fiz aqui jamais esquecerei, pois todos se tornaram meus amigos através do amor que vem de Deus. Sou grato por ter amigos, que assim como você, se alegram pela salvação, pela fé, pelo perdão recebido por Cristo. Amigos que te dão força para levantar todos os dias e dar graças a Deus pelas maravilhosas bênçãos recebidas. É uma grande bênção de Deus poder ter amigos valiosos, que estão sempre juntos de ti, tanto nos momentos tristes, como nos felizes.

Será que há na vida de um ser humano motivo maior de alegria do que estes? Poder ter amigos, família, irmãos, que estão todos unidos pelo amor de Deus? Com absoluta certeza, não há nada no mundo que tenha mais valor do que estes três: Deus, família, amigos.
O meu ano de estágio foi assim muito alegre por estar com Deus e pessoas, amigos que me deixavam muito feliz. Claro que também tive momentos difíceis, que pensei que não iria aguentar. Algumas semanas que pensei que não iria conseguir fazer todas as tarefas, preparar estudos, sermões, fazer visitas. Mas aí eu sempre me lembrava das palavras do apóstolo Paulo aos filipenses, capítulo 4, versículo 13 “Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação”.
De onde vem nossa força para enfrentarmos todos os momentos difíceis de nossa vida? Essa força vem de Deus, através da leitura da palavra, dos Sacramentos e também daqueles que nos rodeiam, amigos e familiares. São eles que nos apoiam nos momentos difíceis, quando parece que tudo vai dar errado. Eles te dão força para continuar, para lutar e encarar o mundo de frente. E esta força que ganhamos vêm de nosso Deus. Ele está sempre conosco. Nos ampara, nos guia, nos salva, nos dá ânimo para levantar cada manhã, para viver.


E assim, na alegria da companhia do Senhor, os dias, semanas e meses do estágio foram passando. Aqui aprendi muito, e sou grato a todos. Sou grato por ter tido pessoas queridas que me ensinaram muito. Também sou grato pela oportunidade que aqui tive de aprender. Aprendi muito, pelos estudos que fazia, pelos sermões e visitas. Cada vez que entrava em contato com a Palavra de Deus, seja fazendo uma leitura, uma devoção, sermão, estudo, estava eu aprendendo um pouco mais sobre este nosso Senhor tão maravilhoso, que está sempre conosco, e diz: “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve.” (Mt 11.28-30)
Onde quer que estejamos, Deus estará sempre conosco. E naquelas vezes, que parece que Deus está distante, longe, lembre-se que Ele manda pessoas, que são representantes dEle aqui na terra, para que você esteja sempre perto de Deus. E vocês, meus queridos irmãos, são essas pessoas, que me fazem sempre estar alegre e feliz, que me dão forças e motivação para continuar levando esta mensagem de perdão e salvação por meio de Cristo Jesus, nosso Senhor.

Gostaria de parafrasear as palavras de agradecimento do apóstolo aos filipenses, e assim também agradecendo a todos vocês: “Na minha vida em união com o Senhor, fiquei muito alegre porque vocês mostraram de novo o cuidado que têm por mim. [...] Sei o que é estar necessitado e sei também o que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo o lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco. Com a força que Cristo me dá posso enfrentar qualquer situação.” Muito obrigado por tudo. Por me receberem com amor, com alegria, me acolhendo e integrando na família da Congregação Cristo de Santa Maria.
Meus queridos irmãos e irmãs da Congregação Cristo de Santa Maria: “Tenham sempre alegria, unidos com o Senhor! Repito: tenham alegria! Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus” (Fp 4.4-7). Amém.

Tenham todos uma ótima segunda-feira.
Fiquem com Deus.
MIX.

2 comentários:

Joenes disse...

Olá, Diego! Muito bom o seu sermão de despedida! Parabéns! Demos sempre graças ao nosso Deus por ter nos colocado em congregações tão especiais. Desejo que o nosso Senhor continue abençoando ricamente a sua vida, capacitando-o com os dons necessários para que você possa ser um pastor muito dedicado e cristão, que proclama com alegria a mensagem da Salvação em Cristo. O SENHOR te abençoe e te guarde! Abraço!

Pastor Diego Neumann disse...

Obrigado Joenes. Que o bondoso Deus também sempre esteja abençoando sua vida e trabalho. Abraços, titiooooooooo. Fica com Deus.