segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Mensagem: Vai-se a mão fica a vida.


Médicos alertam que o filme “127 horas” pode provocar desmaios. É que a produção dramatiza a história real do alpinista americano Aron Ralston, que precisou arrancar a própria mão para se livrar de uma rocha que o prendeu por mais de cinco dias. Ele mesmo admite que não sabe a origem de tamanha coragem: "Eu consegui primeiro quebrar o rádio e minutos depois quebrei o cúbito na área do pulso", referindo-se aos dois ossos do antebraço. Por fim ele usou um canivete para cortar o que ainda segurava a mão.
Não vi o filme que foi lançado neste ano, mas em 2003 o episódio me deixou impressionado e rendeu um artigo. Escrevi que, em outras situações não é a mão que precisa ser cortada fora, mas coisas que persistem nas mãos e prendem o corpo: bebida, cigarro, drogas, comida, jogo, volante perigoso do carro, cartão de crédito, ou até a mão de outra pessoa. No entanto, a biografia deste alpinista torna explícito o contundente alerta de Jesus sobre os perigos espirituais: - Se uma das suas mãos faz com que você peque, corte-a e jogue fora! Pois é melhor entrar na vida eterna sem uma das suas mãos do que ter as duas e ser jogado no fogo eterno (Mateus 18.8). Evidentemente que tais palavras não podem ser interpretadas de forma literal, caso contrário, todos ficaríamos manetas. E é bom dizer que, se Aron não sabe explicar de onde surgiu a bravura, o cristão tem a resposta: “Porque o Espírito que vocês receberam de Deus não torna vocês escravos e não faz com que tenham medo” (Romanos 8.15).

Interessante ainda notar que as mesmas rochas que quase mataram o alpinista são a própria vida dele. Alpinistas existem porque existem rochas. A Bíblia é categórica: Cristo é uma pedra de grande valor para os que crêem, mas para os que não crêem é a pedra em que as pessoas vão tropeçar (1 Pedro 2.7,8). Em Cristo, Deus é fonte de vida e fonte de morte, de salvação e de condenação. Ainda bem que temos 127 horas. Por isto, apesar do alerta dos médicos, vale a pena ver o filme.

Rev. Marcos Schmidt é pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil em Novo Hamburgo-RS

Tenham todos uma ótima semana.

Fiquem com Deus.

MIX.

Nenhum comentário: