segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dia da mensagem: O nosso Rei está chegando (Mc 11.1-10)

Tema: O Nosso Rei está Chegando (Mc 11.1-10)

Que o Espírito Santo nos ilumine para que possamos compreender e meditar sobre a sua santa Palavra. Amém.

Há aquela famosa frase: “Quem vive de passado é museu”. Esta frase precisa ser corrigida. Pois todos vivemos de passado. “Quem não tem passado não tem futuro”. O que não podemos é viver no passado.

Podemos tomar como exemplo o espelho retrovisor de um carro e a sua importância. Sem ele, teríamos que dirigir olhando pra trás e isto representa um grande risco. Ele nos auxilia a lembrarmos de onde viemos. Mas não podemos dirigir somente olhando para ele, o que é igualmente perigoso.

Estamos chegando ao final de mais um ano. Esta é a época de olharmos para trás, para analisarmos como foi o nosso ano. Os alunos estão na época das provas, onde estudam a matéria que foi passada durante o ano. Os funcionários das empresas têm de apresentar um relatório sobre as tarefas realizadas durante o ano. Nesta época todos olham para trás, verificam se o trabalho foi ou não produtivo e planejam assim melhoras para o próximo ano.

Neste domingo dia 27 de novembro iniciamos mais um período de Advento, o ano Novo do calendário da Igreja Cristã. Esta é a época também na Igreja que lembramos de um fato importante do passado, e que é projetado para o tempo presente e para o futuro.

O Advento vem repleto de expectativas, pois lembramos tanto a primeira vinda de Jesus em carne na estrebaria de Belém, como a sua vinda contínua, diária na Palavra e nos Sacramentos, Batismo e Santa Ceia, e, principalmente, a sua vinda gloriosa no final dos tempos!

O texto de nosso evangelho relata a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O povo também estava olhando para trás e lembrando das promessas de Deus que enviaria um novo rei, o messias, que libertaria o povo da sua opressão. Era uma cena muito feliz. Notamos o entusiasmo dos discípulos, a multidão gritando e louvando ao Senhor.

Poderíamos dizer: Que chegada maravilhosa! E, para se cumprir a promessa, Jesus vem montado num jumentinho. Promessa esta que encontramos em Zc 9.9 “Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta ó filha de Jerusalém, eis que vem aí teu rei, justo e salvador, humilde, montado num jumento, num jumentinho, cria de jumenta”.

Um animalzinho que nunca antes havia sido montado acolheu Jesus em seu lombo e, tranquilo caminhava em meio da grande multidão. Conhecedores da profecia de Zacarias gritavam: “Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!”. Um cântico para aclamar um rei que estava chegando, vindo em nome de Deus. Palavras tão profundas que, provavelmente, nem foram totalmente entendidas pelos que lá estavam, até pelos que as diziam. O Rei da glória veio para o Seu povo. Entrou na cidade que representava o próprio povo de Deus.

Em torno de Jesus havia muita polêmica: alguns o consideravam profeta ou milagreiro, outros o achavam um enganador e perturbador da ordem pública. Alguns admitiam que Ele pudesse ser o Messias, o tão esperado Salvador.

O povo de Israel esperava um libertador, mas não como Jesus era, esperavam um libertador político. Pensava que este os livraria do poder do império romano, da época, por isso receberam Jesus com tanto entusiasmo.

Porém, o que aconteceu? Jesus que vem humilde e pobre não conduziria o povo a nenhuma mudança política. Não era guerreiro, nem conquistador em cavalo de combate, era um rei pacifico, um príncipe da paz, e o povo se decepciona.

Neste primeiro domingo de advento a igreja comunica a chegada de Jesus, o senhor, a rocha firme, o reis dos reis, o príncipe da paz. Aquele que Deus aposta no amor. A “arma” de Cristo era a sua palavra, seus gestos, suas atitudes. Seus interesses eram de Deus. Jesus sempre deixou bem claro que não vinha para destruir, mas para construir com o poder do amor verdadeiro.

Hoje muitos esperam Jesus, com entusiasmo, e enchem igrejas, porém com expectativas equivocadas: De serem curados, de não adoecerem mais, de prosperarem, de não terem mais problemas... Esquecem que o próprio Jesus disse: “no mundo passais por aflições...” E com isso se decepcionam com Jesus e com a igreja. Esquecem que Jesus termina o versículo dizendo: “Mas tende bom ânimo eu venci o mundo”

Jesus aqui comunica a vida e, através do correto ensino de sua palavra, nos dá a certeza do perdão, da salvação, do amor, da esperança de estarmos com ele aqui e na eternidade.

O evangelho precisa ser compreendido, e a verdadeira comunicação é através do amor, colocado em prática no nosso testemunho cristão, na nossa vida diária. É na nossa vida que o evangelho se mostra presente, nas nossas ações, nas nossas atitudes, nós cristãos somos enviados para o mundo.

É por meio de cada um de nós que Jesus continua entrando nas grandes e pequenas cidades, nas comunidades pobres e ricas, nas vielas e nas avenidas, no interior, nos lares e na vida das pessoas.

Infelizmente muitas pessoas não percebem, e acabam não aproveitando a oportunidade, não esperam o rei e senhor que vem. Jesus lamenta! Lamenta por que aquele que não espera no Senhor, que vive no mundo e será destruído para sempre.

A vinda do Rei Jesus, Justo e Salvador, é uma mensagem de vida e esperança. O Jesus montado num jumentinho é a prova concreta de que as promessas de Deus se cumprem. Lá está alguém que encarna a misericórdia de Deus, alguém que não só anuncia Paz, mas que, efetivamente, confere PAZ aos homens! (Lc 2.14). Essa é a "boa nova de grande alegria. Alegria para todo o povo" (Lc 2.10). É essa a mensagem do Advento. É a mensagem que, como Igreja Cristã, precisamos anunciar para todos os povos e nações do mundo inteiro. Esse Rei que aí vem é Bendito! Bendito porque vem em NOME DO SENHOR! Bendito porque vem para reconciliar Deus com os homens. Vem para anunciar paz tanto para os que estão perto como para aqueles que estão longe de Deus, por intermédio da cruz. E é do alto da cruz que o Rei vitorioso brada a plenos pulmões: "Está consumado!" (Jo 19.30). E na manhã de Páscoa já não mais se vê um Rei humilde, aparentemente derrotado e morto, mas sim um REI VITORIOSO e GLORIOSO, o meu e o seu Salvador.

Assim meus queridos, o rei está chegando, o verdadeiro profeta, o messias salvador encontrar a porta do seu coração aberta, para fazer com que você cante já e aqui, juntos com os fieis: Hosana ao filho de Davi! Bendito aquele que vem em nome do senhor! Hosana nas maiores alturas!

O natal está às portas, convém que cada um de nós espere, espere não por ser um simples feriado, para compartilhar presentes, para reencontrar familiares, isto também, mas muito mais, para esperar por algo muito mais sublime, se alegrar com a noticia: Hoje vos nasceu o salvador!

Prepara o teu coração, abre suas portas e permite que o menino Jesus faça dele, o seu berço, e te encha de paz e felicidade. E assim terás o perdão dos seus pecados, junto disso uma consciência tranquila, e então fortalecerá cada vez mais a sua esperança na ressurreição, para a vida eterna, com Deus.

Este é o salvador que aguardamos aquele que nos dá uma vida completa, perfeita, não aqui neste mundo, onde ainda somos ao mesmo tempo justos e pecadores, e sofremos as consequências do pecado, mas no novo céu e nova terra, que Deus tem preparado para cada um de nós seus filhos. Como diz um hino de nosso cancioneiro: Nós estamos no mundo, mas dele não somos; aqui nós vivemos distantes do lar, a nossa morada de paz se reveste, e a pátria celeste é o nosso lugar.

Estimada Congregação, a Igreja Cristã em todo o mundo celebra hoje o 1º domingo no Advento. Estamos celebrando, portanto, um novo começo! É disso que falamos hoje. Um novo começo para lembrar, mais uma vez, o que Deus fez por todos nós! Estamos nos aproximando, mais uma vez, do Natal, a festa do nascimento do Salvador Jesus. São apenas algumas semanas durante as quais, de modo especial, consideramos a nossa condição de pecadores perdidos e as maravilhosas promessas de salvação do nosso Deus. Voltamos no tempo e olhamos para trás, para o ONTEM. Não havia esperança para a humanidade por causa do pecado. Mas Deus prometeu um Salvador. No tempo certo, Deus cumpriu a promessa. Nasceu o Salvador.

No entanto, o anúncio de Deus não se limita a um fato histórico do passado. Da mesma forma, nossa espera não está relacionada apenas a um fato histórico do passado. O Salvador que veio em forma humana continua vindo ao nosso encontro hoje. Ele prometeu que onde estivéssemos reunidos em Seu nome – em torno de Sua Palavra – Ele estaria presente. Ele prometeu que através do pão e do vinho na Santa Ceia nós recebemos o Seu corpo e sangue, para perdão dos pecados e novo ânimo para a vida diária. Ele prometeu que quem nele crer não morre, mas passa da morte para a vida.

Este é o Rei que entrou em Jerusalém montado em um jumentinho. Não é um rei, mas é O REI. Não é um rei terreno, que deseja ser servido, mas O REI GLORIOSO E SALVADOR, que se humilhou nascendo de uma virgem, e veio para servir, para entregar a Sua vida, a fim de que eu e você tivéssemos vida, a vida que nunca termina. Amém!

Tenham todos uma ótima segunda-feira.

Fiquem com Deus.

MIX.

Nenhum comentário: