segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Dia da mensagem: Em Deus não há preocupações. (Mt 6.24-34)

Leiam a passagem de Mateus 6.24-34.

“O Pai de vocês, que está no céu, sabe que vocês precisam de tudo isso. Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas.” (Mt 6.33)

Estimados irmãos e irmãs, vivemos num mundo agitado e que ao mesmo tempo incentiva a nossa ansiedade. Preocupações com o dia de amanhã surgem naturalmente, tais como: pagar contas, manter-se no emprego, questões financeiras relativas ao futuro da família, o estudo e tantas outras. Ninguém pode negar, acredito eu, que pelo menos algumas delas estiveram ou estão presentes no nossa vida. Mas será que nós podemos nos preocupar com essas coisas?

Jesus nos diz: “Não se preocupem com a comida e com a bebida que precisam para viver nem com a roupa que precisam para vestir.”

Aí nós pensamos: “Poxa, mas será que eu não posso mais nem me preocupar com a comida, com a bebida ou com a minha roupa? Eu preciso destas coisas para viver.” E agora, será que estamos certos ou errados?

Fui procurar no dicionário Aurélio qual o real significado da palavra “preocupação”: “ideia fixa e antecipada que perturba o espírito a ponto de produzir sofrimento moral”, também é um “pensamento dominante, que se sobrepõe a qualquer outro”. Ou seja, a preocupação não é algo bom. Por isto Jesus nos diz para não nos preocuparmos com estas coisas.

A necessidade da vida e do corpo exige que tenhamos alimento e roupas. E procurar adquirir estas coisas não é pecado. Porém, o pecado consiste na preocupação por essas coisas, isto é, colocar nelas o consolo e a confiança do coração. Isto faz com que nos apeguemos a estas coisas e coloquemos a confiança em Deus de lado. Pois nós não podemos servir a dois senhores. Ou nós seremos fiéis a Deus, ou seremos fiéis as coisas do mundo.

A preocupação exagerada surge justamente naqueles que esquecem que têm um Pai generoso, que olha e vela pelos seus filhos. Diante das preocupações Jesus nos convida a olharmos a natureza. E nos traz dois belíssimos exemplos:

Primeiro, Ele nos convida a olharmos os passarinhos no céu. Estes são nossos mestres e professores, pois eles vivem sem qualquer preocupação e esperam seu alimento somente da mão de Deus. E por isso, eles vivem cantando, clamando aos céus o louvor de Deus. Ora, se os pássaros dominam a arte de esperar de Deus o seu alimento e de lançar sobre ele suas preocupações, nós que somos seus filhos, o que deveríamos fazer? É como se Jesus dissesse: Tu homem racional, não aprende mesmo, tem de aprender com um frágil passarinho a confiar em Deus.

Quando nos preocupamos com estas coisas, nós acabamos esquecendo quem realmente nos sustenta. Pois se Deus é tão bondoso a ponto de entregar o seu único filho a morrer por nós, ele não seria capaz também de dar o sustento para nossa vida?

Deus é Pai, ele é um pai amoroso que cuida de seus filhos. E assim como um filho se joga nos braços de seu pai, assim também nós podemos confiar plenamente que Deus está cuidando de nós e que vamos receber dele tudo o que necessitamos.

No segundo exemplo, Jesus nos convida a apreciarmos as flores do campo. Aí temos mais um exemplo e outra comparação, na qual as flores no campo, que são pisadas e comidas pelo gado, têm que servir-nos como doutores e mestres. Vê como elas crescem tão coloridas. No entanto, nenhuma delas está preocupada ou apreensiva com o seu crescimento ou com as cores que haverá de ter. Isso elas deixam nas mãos de Deus. E sem qualquer preocupação e contribuição, Deus as veste com cores tão belas e amáveis que Jesus diz que nem Salomão com todo o seu esplendor era tão bonito como uma delas. Então, se Deus veste tão maravilhosamente uma florzinha, porque não podemos confiar que ele também irá nos vestir?

Pois nós somos a sua criatura mais sublime, por amor da qual criou todas as coisas, dando-nos tudo – nós lhe somos tão importantes que essa vida não será o nosso fim, mas, depois dessa vida, ele nos quer dar a vida eterna.

O versículo 33 orienta o cristão: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça”. A segurança de um cristão está nas mãos de Deus e num Deus que é um Pai amoroso.

No Pai-Nosso, Cristo nos ensina primeiro a pedir; “Venha o teu reino” e somente depois: “o pão nosso de cada dá-nos hoje”. Em primeiro lugar está o Reino de Deus e um cristão deve desejar por primeiro e acima de tudo que a vitória de Deus sobre o mal se complete e a sua justiça seja instaurada, ou seja, os padrões da justiça de Deus sejam aceitos por todos. Tendo isto, todo o resto será acrescentado e não faltará a providência divina para o cristão.

Podemos lembrar aqui a explicação que Lutero escreve no Catecismo Menor sobre o primeiro artigo do Credo Apostólico, onde podemos destacar a questão da compaixão e da bondade de Deus. Deus deu tudo o que temos, tanto coisas materiais: corpo, olhos, ouvidos; como espirituais: alma, razão. Também nos providência tudo aquilo que necessitamos: comida, roupa, casa; protegendo-nos de todos os perigos. E ainda, destaco o agradecimento e o louvor que um cristão presta a Deus por tudo isso.

Lutero, desta forma destaca a confiança e o agradecimento que um cristão expressa a Deus. Por fim, não poderíamos esquecer de mencionar a maior preocupação que Deus teve com o ser humano decaído pelo pecado, enviando o seu Filho para nos redimir.

Deus, poderia tranquilamente diante da sua justiça, nos abandonar e seríamos dignos da condenação por causa do nosso pecado. Mas Deus, na sua bondade resgata o ser humano e lhe dá a vida eterna, de forma gratuita e bondosamente, pois se a nossa salvação dependesse de nós, estaríamos sempre preocupados e intranquilos, pois nunca teríamos esta certeza que temos através da fé despertada em nós pela ação do Espírito Santo. Cristo garantiu a todos nós a salvação por sua morte redentora na cruz. A nossa dívida por causa do nosso pecado, está paga, restando a nós confiar em Deus, pois sabemos que, como um Pai amoroso e bondoso, não deixará que falte algo do necessário para a nossa sobrevivência.

Assim, prestemos o nosso louvor e agradecimento a Deus por tudo isso, pois, Ele nunca se esquece de nós.

A paz de Deus que excede todo o humano entendimento, guardará os nossos corações e as nossas mentes em Cristo Jesus. Amém.

Tenham todos uma ótima semana.

Fiquem com Jesus.

MIX.

Nenhum comentário: