segunda-feira, 14 de abril de 2014

Domingo de Ramos - Domingo da derrota, mas também da vitória.

Ontem, Domingo de Ramos. Tivemos as finais dos campeonatos estaduais em nosso país. Para vários times como: Grêmio, Atlético-MG, Vasco e Santos foi o domingo da derrota. Perderam o título nos seus respectivos estados. Porém, também foi um domingo vitorioso, para os campeões estaduais, como: Inter, Cruzeiro. Flamengo e Ituano.
Ontem, Domingo de Ramos, também lembramos da entrada TRIUNFAL de Jesus em Jerusalém. Muitos achavam que era um entrada vitoriosa, de um grande rei, porém Jesus, entrou de forma humilde, montado num jumento. Ele não estava caminhando para a vitória, mas para a derrota, para a Morte. Era um caminho para a cruz. Ele sabia que dentro em poucos dias ele seria, traído, negado, açoitado e seria pendurado no madeiro e lá ele morreria.
A morte de Jesus na cruz foi o ponto final da sua derrota. Lá Ele morreu por causa do pecado. Não do seu pecado, mas Ele tomou sobre si a nossa culpa e foi sacrificado em nosso favor. Ele se entregou para a derrota por AMOR a nós.
A maior briga do ser humano é justamente aceitar que a sua salvação veio através da cruz, ou seja, aceitar que a sua vitória sobre o pecado veio através de uma derrota. Por causa disso muito buscam a salvação por meio de obras. Não aceitam a cruz e pensam que a vitória para obter a salvação deve partir de seus próprios esforços. Contudo foi na cruz que Deus exaltou a Cristo sobremaneira, foi nela que Cristo nos deu a vitória.
Muitas igrejas hoje escondem esta derrota de Cristo por nós. Dizem que nós podemos vencer a morte pelos nossos próprios esforços. Mas então Paulo nos ensina a lidarmos com a derrota. Ele diz para nós termos o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. E que sentimento foi esse? Foi um sentimento de humilhação, de servidão, ou seja, sentimento de derrota. A derrota de Cristo também é a nossa derrota, pois os nossos pecados foram crucificados com Ele na cruz.
Na derrota de Cristo na cruz nós ganhamos a vitória sobre a morte. E a grande vitória do cristão é a honra que nós temos de confessar que Jesus Cristo é o nosso Senhor (Fp 2.11). Ele é o Senhor que ama tanto as suas criaturas a ponto de morrer na cruz por elas. Pois por meio daquele que nos amou nós somos mais que vencedores.(Rm 8.37)
No Domingo de Ramos, inicia a semana da derrota e da vitória. Derrota na Sexta-Feira, e vitória sobre a morte no Domingo de Páscoa. Que Deus vos abençoe nesta Semana Santa. Em nome de Jesus. Amém.

Diego Elias Neumann.

Nenhum comentário: