quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Ser dependente!!

Mensagem publicada no jornal Gazeta de Alagoas por Marlus Seling! http://gazetaweb.globo.com/v2/gazetadealagoas/texto_completo.php?cod=152579&ass=37&data=2009-09-09

Ser dependente
| MARLUS SELING *
Ser independente é algo que todos almejam. Todas as pessoas querem ser independentes, livres e autônomas. Mas na verdade todos são dependentes!
Esta semana o Brasil está em festa. Comemorou-se na última segunda-feira a Independência do Brasil. No entanto, aqui o objetivo não é abordar e nem falar sobre “independência”, porém sobre dependência, no “ser dependente.”
Sim, ser dependente! Um país não consegue ser independente do resto do mundo. Precisa dos demais. Este ano acompanhamos bem isso com a crise financeira. Um país sofreu, todos sofreram, um depende do outro para a economia girar. Assim se dá com uma empresa, ela nunca é independente de sua rede de fornecedores e consumidores. Um partido político depende de seus filiados. Um líder depende de pessoas para liderar. Um time de futebol depende de torcedores.
E assim nós somos dependentes. Dependemos de nosso trabalho e de nosso dinheiro para pagar contas. Dependemos de nossos governantes para administrar nosso País. Dependemos da família e de amigos para nos ouvir, nos abraçar, fazer companhia.
“Independente” é uma palavra que pode até fazer parte do vocabulário, ter seu significado e dizer muitas coisas, mas ninguém consegue ser totalmente independente. Não há como ser diferente. Somos dependentes, desde que nascemos até o momento de morrer.
“Dependência”, certamente, faz parte de nossas vidas. E ser dependente pode ser bom ou ruim! Se a minha dependência estiver ligada a: problemas do passado, mágoas do presente, dinheiro, poder, posição social, aparência, sexo, jogo, vícios e erros, certamente há de ser muito ruim. Mas, se formos dependentes de um abraço de pai, de um beijo de mãe, da companhia de amigos e de Deus, certamente esta “dependência” valerá muito mais do que a “independência”.
A minha salvação e a minha honra dependem de Deus; Ele é a minha rocha poderosa e o meu abrigo. Assim exprime o salmista no Salmo 62.7, onde é lembrando que nós somos totalmente dependentes daquele que alimenta nossa vida, sustenta nosso corpo, fortalece o nosso ser e dá rumo para nossos passos: Deus.
A dependência de Deus é certeza de vida segura, constante e com propósito. Pela fé somos ligados a Cristo e, a partir daí, as demais dependências de nossa vida ganham nova perspectiva. Pois, “todas as coisas dependem não do que as pessoas querem ou fazem, mas somente da misericórdia de Deus” (Rm 9.16).
(*) É teólogo da Igreja Luterana.

Uma ótima semana a todos!
Abraços e fiquem com Deus!

Nenhum comentário: