quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

A grandiosidade do Evangelho está em sua simplicidade.

A grandiosidade do Evangelho está em sua simplicidade. 

Textos base: Is 58.3-9a; Mt 5.13-16

O mundo vive em busca das grandes coisas. As coisas pequenas não tem vez. Milhares de pessoas saíram do nordeste do Brasil procurando uma vida melhor na cidade grande, em busca da grandeza.

As cidades grandes crescem cada vez mais, são prédios enormes, e ouvimos dizer muito, quanto maior melhor. Estádios de futebol, obras grandiosas, tudo para encher os olhos das pessoas.

O ser humano vive em constante busca pela grandeza das coisas.

Vivemos em busca do sucesso, em busca das grandes coisas, dos grandes atos.

As coisas simples, pequenas estão sendo esquecidas, estão ficando de lado.

Talvez por isso, muitas igrejas enchem, porque lá é oferecido as grandes coisas, milagres, poder, dinheiro, uma vida melhor.

A grandiosidade do Evangelho está cada vez mais sendo colocado de lado, pois o a mensagem do Evangelho está na simplicidade, nas coisas pequenas, num pequeno gesto de amor.

"Na simplicidade aparente do evangelho, que chega a ser loucura para muitos, encontra-se a grandeza do amor divino. Na pequenez aparente dos atos de um/uma cristão/ã, é que se esconde todo o poder do Espírito, capaz de dar sabor e sentido ao mundo."

"O poder do Espírito leva os cristãos a uma atitude prática. Contudo, essa atitude prática não se baseia em atos mirabolantes, fantásticos, de grande repercussão, como a atitude dos escribas e fariseus (Mt 5.20), ou o jejum do povo de Israel (Is 58). A postura cristã verdadeira baseia-se em coisas menores como ajudar o próximo necessitado, amar o próximo (Is 59.6,7), ser sal e luz (Mt 5.13-15). Em sua aparência menor, a piedade (Is 58.6), o sal (apenas um ingrediente da cozinha) e a luz na imensa escuridão é que fazem um grande efeito."

Como lemos em Isaías, capítulo 58, v.5. Aqueles que praticavam jejum estavam se achando os grandes, pelas obras que estavam fazendo. Mas Deus não se agrada desta postura de se fazer grandes, através do jejum, mas aquilo que agrada ao Senhor, está nas coisas pequenas da vida, como ajudar o próximo (ler v.6-7): desfazer as ataduras da escravidão, livrar os oprimidos, repartir o pão com quem tem fome, ou seja, amar o próximo.

Muitas vezes, nós achamos que falar do amor de Deus, do Evangelho é para que aqueles que são “grandes” na igreja ou na fé, onde só os pastores e líderes o podem fazer.

A atitude de todo o cristão deve ser de demonstrar o amor, o Evangelho para com todas as pessoas, seja através mesmo das pequenas atitudes do dia-a-dia.

Por isso que Jesus utiliza o exemplo do sal (Mt 5.13), um simples ingrediente de cozinha, um grãozinho tão pequeno, mas de tão grande importância para a comida. O sal na época de Jesus tinha grande importância não somente para dar sabor a comida, mas principalmente para ajudar na conservação dela.

Assim é que deve ser a vida do cristão, através das pequenas atitudes no dia-a-dia que demonstram nosso amor pelo próximo, é que trazemos um sabor pra vida dele, um sentido pra sua existência. Através de um simples abraço, ou através de um sorriso, podemos mudar o dia de uma pessoa. É como o pequeno sal, que faz toda a diferença na comida, é a atitude do cristão, para com aqueles que andam tristes, na solidão, e nas trevas.

Outro exemplo utilizado por Jesus é a luz. (v,14) Em meio a escuridão do mundo, um pequenino ponto de luz se destaca no meio das trevas.

Deus Espírito Santo faz com que o cristão se destaque em meio a este mundo de trevas, tristeza, morte. Por mais pequenina que seja nossa luz, por menor que seja a nossa ação amorosa, ela é importante para a vida das pessoas que andam em trevas.

Porém, nós cristãos, não podemos nos esconder, no dia-a-dia, não podemos colocar a máscara de cidadãos “normais” e escondermos a face de cristão. Pois Cristo disse que nós somos a luz do mundo. (ler v.14-16)

"Na simplicidade aparente do evangelho, que chega a ser loucura para muitos, encontra-se a grandeza do amor divino. Na pequenez aparente dos atos de um/uma cristão/ã, é que se esconde todo o poder do Espírito, capaz de dar sabor e sentido ao mundo."

O ser humano gosta de grandeza, mas precisa entender que é nas pequenas coisas, nos pequenos gestos que a nossa vida é construída. Não é através da riqueza e do muito dinheiro que encontramos a felicidade, mas sim, na simplicidade de um sorriso.

Por isso muitas vezes, o Evangelho não é compreendido por muita gente, porque esperam algo milagroso, algo grandioso em suas vidas. Esperam que a vida de cristão seja perfeita, sem complicações. Porém não é isto que acontece, porque a mensagem do Evangelho é uma mensagem simples, de amor, paz e perdão.


Que nós cristãos possamos ser sal e luz para o mundo, transmitindo a grande mensagem do Evangelho, da salvação, pelos mais simples gestos de amor, paz, perdão para com o nosso próximo. Que Deus Espírito Santo nos guie neste caminho, hoje e sempre. Amém.

Uma ótima semana a todos.
Fiquem na paz de Cristo.
Diego Neumann.

Nenhum comentário: