quinta-feira, 14 de março de 2013

Ciência e a Ressurreição


Ciência e a Ressurreição
O pai de Ligia morreu há 4 meses deixando profundas saudades. Ligia resolveu depositar sua esperança na promessa de que a ciência poderá ressuscitar alguém daqui a 50 anos. Como ela ainda é jovem enche-se de expectativa de rever o pai — o senhor Luiz Felippe Monteiro.
Motivada por essa esperança ela tem gastado boa parte, senão todas as suas economias! A tristeza de Ligia é real! O desejo de reencontrar seu pai não pode ser criticado — porém podemos questionar se sua esperança não é apenas uma ilusão.
Sou um grande admirador da ciência. Sou empolgado e motivado por ela, mas não acredito que a ciência possa vencer a dor de Ligia e de outros enlutados. Ainda que o coração do senhor Luiz voltasse a bater daqui a 50 anos, ele retornaria a parar um dia; e a tristeza seria ainda mais arrasadora. Absolutamente podemos dizer que uma das certezas dessa vida é a morte!
Quando o apóstolo Paulo escreve sobre a dor do luto ele diz assim: “Irmãos, queremos que vocês saibam a verdade a respeito dos que já morreram, para que não fiquem tristes como ficam aqueles que não têm esperança. Sabemos que Jesus morreu e ressuscitou!” e “Se a nossa mensagem é que Cristo foi ressuscitado, como é que alguns de vocês dizem que os mortos não vão ressuscitar? 1Ts 4.13-14, 1Co 15.12.
Acredito na ciência como um dom de Deus ao ser humano. Porém, ela tem seus limites! Limites que podem e são ultrapassados por Jesus, o Senhor da ciência e o vencedor sobre a morte.
A ressurreição já é uma realidade. Se efetivamente queremos continuar vivendo e nos reencontrando nesse mundo, então tratemos de cuidar dele, usando nossa ciência, nossas economias, nosso esforço para que nosso meio ambiente tenha qualidade daqui a cinquenta anos.
Por isso, ainda que os lideres das nações não tenham tomado atitudes corajosas na Rio+20, cabe a nós, em especial os cristãos, zelarmos pelo mundo que vivemos, pois é tarefa nossa e desejo de Deus que, enquanto estivermos vivos, cuidemos de tudo (Gn 2.15). Quando nossa vida acabar ou de nossos familiares, repousemos em Jesus, pois ele já venceu a morte, dando-nos a esperança de um feliz reencontro e uma perfeita ressurreição!

Rev. Ismar Lambrecht Pinz — Pelotas-RS, pastor da Igreja Evangélica Luterana do Brasil.

terça-feira, 12 de março de 2013

"The Bible" - Nova série


Muito boa a nova série "The Bible". Recomendo a TODAS as pessoas que assistam. Esta é uma série que apresenta as principais histórias bíblicas: de Abraão, Moisés, Josué, Sansão, Davi, Jesus, etc. A série é baseada na tradução da Bíblia NVI (New Version International) e produzida pelo canal History Channel. Seu primeiro episódio foi o de maior audiência em seriados este ano, superando a famosa série The Walking Dead, com mais de 13 milhões de expectadores. Como é bom relembrar dos feitos maravilhosos que Deus tem feito em favor do seu povo. Recomendo que assistam. Abraços e a bênção de Deus.
Pastor Diego Neumann.